Pedra do Anta terá novas eleições
24 de junho de 2021

O Colegiado do Tribunal Superior Eleitoral, presidido pelo ministro Luís Roberto Barroso, tendo como relator o ministro Alexandre de Moraes, negou, no último dia 11 de junho, o recurso judicial imposto pela defesa da então prefeita de Pedra do Anta Sueli Sampaio, confirmando sua cassação. Com isso, a cidade passará por novas eleições.

Em sua relatoria, Alexandre de Moraes destaca que o ex-prefeito João Batista Viana e a Coligação "Juntos de Novo com a Força do Povo" ajuizaram Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura (AIRC), alegando que Sueli Sampaio Nogueira havia sido condenada pela prática de improbidade administrativa que implicou em lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito de terceiro, o que configuraria a inelegibilidade.

Inicialmente, Sueli obteve vitórias na justiça e conseguiu confirmar sua elegibilidade, no entanto isso não se seguiu. Alexandre de Moraes registra que feita a "leitura dos fatos e premissas da decisão condenatória depreendeu-se a ocorrência do enriquecimento ilícito de terceiros, restando claro que o ato improbo se amoldou à hipótese de enriquecimento ilícito [...]"

De acordo com o jornal Folha da Mata, o TRE ainda não se manifestou sobre a decisão e nem definiu as datas para a eleição suplementar em Pedra do Anta. Sueli Sampaio afirma já ter conhecimento dos fatos e que cumprirá a decisão da Justiça.

publicidade

publicidade

publicidade