fbpx
Concursos & EmpregosEducaçãoMinas Gerais

Inscrições abertas para projetos de iniciação científica na rede estadual de ensino

Iniciativa faz parte do Agosto das Juventudes, com ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Começa nesta quarta-feira (4/8) o período de inscrições para seleção de projetos de pesquisa de iniciação científica para alunos e professores orientadores da rede pública estadual. Interessados terão até 23/8 para participar.

De acordo com o edital da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a proposta de Iniciação Científica para a Educação Básica é fomentar o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à pesquisa, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular – BNCC e nos Currículos Referência de Minas Gerais.

Serão selecionados projetos de autoria de estudantes do 9º ano do ensino fundamental, do 1º e 2º ano do ensino médio, 4º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ensino fundamental, 1º período da EJA ensino médio e professores de ensino médio da rede estadual de Minas Gerais para integrar o Projeto Iniciação Científica na Educação Básica.

A iniciativa faz parte do Agosto das Juventudes, desenvolvido pela SEE/MG. Ao longo do mês, serão realizadas ações voltadas aos jovens estudantes da rede estadual de ensino.

Dinâmica

Para participar, os alunos devem estar matriculados e frequentes nas escolas da rede estadual. A carga horária do projeto será contabilizada em atividades realizadas em turno diferente do horário de estudo dos alunos.

Cada projeto deverá ter de dez a 12 estudantes. No caso do professor orientador, será escolhido um por escola.

Os projetos de Iniciação Científica a serem desenvolvidos deverão estar dentro de uma das quatro áreas: linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e sociais aplicadas.

Serão selecionados 400 projetos, um por unidade de ensino. Desse total, 200 são restritos ao eixo “Territórios de Iniciação Científica (TIC)” e outros 200 ao de “Núcleos de Pesquisa e Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diáspora (NUPEAAS)”.

Seleção

O processo seletivo dos projetos ocorrerá em três etapas. Na primeira delas, a gestão escolar vai escolher qual iniciativa vai representar a unidade de ensino e encaminhá-la à Superintendência Regional de Ensino (SRE) responsável pela localidade.

Na sequência, a SRE vai escolher a quantidade de projetos – de acordo com o estabelecido para cada uma -, e encaminhar ao Núcleo Gestor da Unidade Central da SEE/MG. Por fim, a banca avaliadora fará a seleção final.

Serão considerados como critérios: a relevância do tema de pesquisa para a comunidade, a clareza e coesão do projeto e a originalidade na elaboração da proposta.

A participação da escola no Projeto Iniciação Científica no Ensino Médio de anos anteriores (2017 e 2018) e o uso dos eixos Territórios de Iniciação Científica (TIC) ou Núcleos de Pesquisa e Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diáspora (NUPEAAS) também renderá pontuação.

Inscrições

O professor orientador e os estudantes pesquisadores deverão elaborar o projeto e apresentá-lo à gestão escolar que selecionará um projeto da escola.

Posteriormente, no ato da inscrição, a proposta será enviada por meio do formulário on-line, disponível neste link.

No dia 1º de outubro, a SEE/MG divulgará no site www.educacao.mg.gov.br a lista com a relação de projetos aprovados.

Para mais informações, basta acessar o edital do processo de seleção clicando aqui.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo