fbpx
Região

Defesa Civil de Viçosa ajuda no combate a incêndio no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Chamas atingiram a unidade de conservação, na última sexta-feira, 10.

A Defesa Civil de Viçosa foi acionada, na última sexta-feira, 10, pela coordenação do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB) para ajudar no combate ao incêndio que atingiu a unidade de conservação ambiental. A atuação da equipe viçosense foi fundamental para que o incêndio pudesse ser debelado na noite desta segunda-feira, 13.

As chamas atingiram a área norte/nordeste do parque, sentido ao município de Pedra Bonita. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Cristimar do Vale Castro, o trabalho consistiu em coordenar as ações e logísticas na base de apoio e reabastecimento das aeronaves instalada no Aeroporto de Viçosa.

A base de apoio contou com 10 profissionais atuando diariamente em terra. Além da Defesa Civil de Viçosa, o combate ao incêndio contou com o empenho do Corpo de Bombeiros Militar de Viçosa. Também houve o apoio das Prefeituras de Canaã e de São Miguel do Anta e do Corpo de Bombeiros da UFV (Universidade Federal de Viçosa) que cederam caminhões pipas.

Para apagar as chamas, foram utilizadas também duas aeronaves do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF/MG), além de um helicóptero da Polícia Militar Ambiental de Minas Gerais.

O PESB possui uma área de conservação de 14.984 hectares e abrange, no total, oito municípios. São eles: Araponga, da microrregião de Viçosa; Divino, Fervedouro e Pedra Bonita, da microrregião de Carangola; Miradouro e Muriaé, da microrregião de Muriaé; Ervália, da microrregião de Ubá; e Sericita, na microrregião de Ponte Nova.

Fonte: PMV

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo