fbpx
Uncategorized

Variante delta: Minas confirma 415 casos de contaminação

Viçosa tem 5 casos confirmados

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou mais 12 casos de contaminação pela variante delta em Minas Gerais nesta terça-feira (21), que agora chegam a 415. O número de óbitos ainda não foi atualizado pela pasta e, até então, chega a sete.

Juiz de Fora, na Zona da Mata, e  Belo Horizonte são as cidades com maior concentração de confirmações: 57 amostras da cidade do interior de Minas são da variante, seguidas por 46 da capital. Viçosa, até o momento, tem 5 casos registrados.

Ainda que as confirmações de casos de contaminação pela variante não passem de 500, o professor Renan Pedra, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), responsável por parte do sequenciamento genético das amostras, em entrevista ao O Tempo, explica que, neste mês, ela já prevalece nas regiões de Juiz e de Fora e de Manhuaçu, por exemplo, onde atinge mais de 75% de predominância, de acordo com o monitoramento do Observatório de Vigilância Genômica, projeto que inclui UFMG, SES-MG, Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e outros órgãos públicos.

“Quando fazemos os testes por amostragem, não contamos apenas os números absolutos. Vemos um número relativamente pequeno de casos, mas, por amostragem, são muito mais”, pontua. Na última semana, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou que a variante deve predominar no Estado em três semanas.

O professor Renan Pedra alerta, ainda, que a proteção conferida pela vacina, com diminuição de sintomas, pode piorar o cenário de subnotificação de casos no Estado. “Continuamos com o critério de sintomas para realizar os testes. Em alguns casos, o nariz da pessoa nem escorre, e isso acaba chegando a alguém que não se vacinou e adoece”, conclui.

Já os casos de contaminação pela variante mu, também monitorados pela SES-MG, não tiveram aumento na atualização desta semana, e os sete registros continuam concentrados em apenas três cidades: Braúnas, Guanhães e Virginópolis.

Fonte: O Tempo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo