fbpx
EconomiaNegócio

Descubra as principais habilidades para empreender

Empreendedores são os profissionais que optam por criar e operar seus próprios negócios. Da mesma forma que um empreendedor assume todo o risco e conta com a responsabilidade por uma empresa ser ou não bem-sucedida, ele também pode desfrutar da maior parte dos lucros obtidos.

Nos últimos anos o número de empreendedores cresceu de maneira acelerada no Brasil e muitos brasileiros estão em busca de montar o próprio negócio. De conhecimento técnico até as chamadas social skills, existem diversas habilidades que uma pessoa precisa para empreender com sucesso e aqui será possível conhecer as principais.

Educação financeira é essencial

Empreender de forma eficaz não exige apenas uma boa ideia e, especialmente no Brasil, também é necessário saber navegar por uma série de questões que demandam um alto nível de conhecimento financeiro.

Saber desde coisas simples como elaborar um orçamento até a melhor forma de conseguir um financiamento ou empréstimo envolve uma série de conhecimentos técnicos que só podem ser adquiridos por meio de uma educação financeira adequada.

A partir dessa base é possível construir uma estrutura da empresa muito mais robusta e que garantirá que a empresa não sofrerá com problemas de fluxo de caixa e outras questões financeiras imprevistas no futuro.

Além disso, à medida que o empreendimento cresce, é necessário saber os melhores lugares para investir o dinheiro e o que priorizar, de modo que uma educação financeira de qualidade é essencial para que tudo ocorra com o menor risco possível para o empreendedor.

É claro que sempre é possível contar com a ajuda de profissionais especializados para o planejamento financeiro e futuro crescimento da empresa, mas mesmo nesse caso é necessário saber pelo menos o básico para conseguir realizar uma escolha consciente em relação as diversas opções que forem apresentadas.

Planejar os próximos passos é crucial para não ser surpreendido

Se o conhecimento financeiro é essencial para a saúde financeira da empresa, possuir a habilidade de planejar é crucial para que o empreendedor saiba onde quer chegar e o tempo necessário para isso – afinal, se não há um destino é impossível começar a jornada.

Assim como ocorre em outras atividades como os esportes mentais, o poder da preparação nunca deve ser subestimado e não é por acaso que Thomas Edison, dono de uma das maiores mentes empreendedoras da história, afirmava que a boa sorte ocorre quando a oportunidade encontra o planejamento.

Durante sua jornada o empreendedor terá que enfrentar uma série de desafios e terá a sua frente uma série de oportunidades. Estar preparado não apenas garante que o negócio seja capaz de enfrentar os desafios que aparecerem com sucesso, mas também permite que o empreendedor enxergue as oportunidades quando elas aparecerem.

Por exemplo, o lançamento de novas tecnologias como a 5G muitas vezes demora anos para acontecer até que eventualmente chega e muda todo o cenário tecnológico para as empresas e serviços.

Com esse tipo conhecimento, no caso a chegada iminente de novas tecnologias, em mente, o empreendedor que estiver preparado fará com que sua empresa saia na frente dos seus competidores e já terá superado qualquer desafio que eventualmente surgir relacionado a adoção dessa tecnologia.

Alta capacidade de comunicação

Muito conhecidas por serem uma das social skills, que são habilidades relacionadas a personalidade e não a questões técnicas, mais importantes, a capacidade de comunicação é uma das habilidades mais úteis que qualquer pessoa pode desenvolver e é ainda mais importante para os empreendedores.

Isso se deve ao fato de que ao iniciar um negócio, um empreendedor precisará se comunicar com funcionários, clientes, prestadores de serviços, fornecedores e até mesmo investidores – todos essenciais para o bom funcionamento e eventual crescimento do negócio.

Dessa forma, qualquer aspirante a empreendedor deve ser capaz de se comunicar de forma clara e concisa independente do meio escolhido e ferramenta escolhidos, quer sejam simples mensagens de WhatsApp, que em breve deve parar de funcionar em celulares antigos, ou e-mails para colaboradores até ligações com novos clientes e reuniões com possíveis investidores.

Uma boa comunicação não apenas ajuda a garantir que o empreendedor tenha um relacionamento eficaz com todas as pessoas mencionadas acima, mas também permite que ele seja recomendado por elas e consiga novas conexões de forma orgânica – algo muito importante para qualquer empreendimento.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo