Viçosa: Secretaria de Fazenda teve um aumento de 26% em arrecadações em 2021
3 de fevereiro de 2022

A Secretaria Municipal de Fazenda apresentou ao prefeito Raimundo Nonato Cardoso, o seu relatório de atividades referente ao ano de 2021. Nele, consta o aumento da arrecadação municipal sem o aumento de impostos, retomando o crescimento econômico do município.

De acordo com o relatório, de janeiro a dezembro de 2021, a arrecadação geral teve um aumento de 26% a mais que no ano de 2020. Considerando que a Fazenda Municipal obteve um crescimento total de arrecadação em relação ao exercício anterior (2020) de aproximadamente 26%, descontando o valor de inflação (4,31%) em relação a UFM (Unidade Fiscal Municipal), que é a base para os cálculos dos tributos municipais, obteve-se um crescimento real de aproximadamente 21,69%.

De acordo com o secretário de Fazenda, Dionísio Márcio Irias de Souza, Isso se deu, em partes, devido à implementação do Refis IV, onde foi possível obter uma arrecadação maior do estoque de dívida ativa. Outro ponto fundamental foi a intensificação das ações de notificação extrajudicial onde foram notificados mais de 7.500 contribuintes, sendo, desses, 2.670 protestados e 1.430 executados, aproximadamente.

Em relação ao Departamento de Fiscalização e Cadastro Econômico, extremamente importante para a manutenção da ordem e dos princípios no Município, obteve-se mais de 95% de atendimento das demandas solicitadas, necessitando de um melhor aproveitamento nas fiscalizações voluntarias, que ficaram defasadas em função da pandemia.

Na conclusão do relatório, salientou-se a necessidade de uma atenção especial ao planejamento da Secretaria Municipal de Fazenda, principalmente em relação ao Georreferenciamento e reforma administrativa, para manter uma arrecadação crescente e condizente com as necessidades do Município.

Fonte: Prefeitura de Viçosa

publicidade

publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade