Associações de Catadores(as) ampliam Coleta Seletiva em Viçosa
18 de outubro de 2021

No mês de outubro de 2021, a coleta seletiva do município de Viçosa está sendo ampliada para novos bairros e contará com mais dias e horários, incluindo a segunda-feira. O serviço de coleta é realizado pelas Associações de Catadores(as) (ACAT - Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Viçosa e ACAMARE - Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa), em parceria com o SAAE.

Desde 2018, as associações são contratadas pela Autarquia para prestação deste serviço no município, conforme previsto na Lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ao todo, serão atendidos pelas duas associações 18 bairros da cidade, com coleta pela manhã e à tarde em algumas localidades, conforme quadro a seguir.

Imagem: Associações de Catadores(as)

É importante destacar que esta ampliação deve continuar ainda em 2021 com a inclusão de novos bairros atendidos no período da tarde.

Impactos da Pandemia na Coleta Seletiva

As associações de catadores(as) de materiais recicláveis (ACAT e ACAMARE) estão vivendo um momento de reorganização e readaptação de seu trabalho, devido à pandemia do novo Coronavírus e do esgotamento do Aterro. Enfrentam, neste tempo, importantes desafios, ao passo que necessitam da ampliação das rotas de reciclagem em Viçosa, contribuindo para o sustento e qualidade de vida de seus próprios associados e da cidade.

A pandemia prejudicou a coleta seletiva, principalmente em função da redução dos horários e pouca mobilização da população. Com a retomada das reuniões do Fórum Municipal Lixo e Cidadania, em agosto de 2021, e negociações com o SAAE, foi possível a retomada da ampliação para melhor atendimento da comunidade de Viçosa e avanço das políticas ambientais do município.

Esta estratégia é fundamental e urgente, já que o Aterro Sanitário, atualmente, passa por dificuldades em sua manutenção e ampliação. Nesse sentido, direcionar materiais recicláveis para associações de catadores(as) contribui para o desenvolvimento sustentável e social.

É importante que a população se informe sobre como separar seu resíduo para coleta seletiva e os locais de recolhimento. São materiais recicláveis recebidos pelas associações: papel, papelão, garrafas de vidro, plástico, sucata de ferro, latinha, garrafas PET e alumínio.

Apoio de projetos de Extensão

Os programas de extensão da UFV - Interação e Incubadora Tecnológica Cooperativas Populares (ITCP-UFV) - têm apoiado as associações na realização de reuniões sobre organização, construção de rotas da coleta seletiva e elaboração de material de divulgação.

Cada associação é responsável por um conjunto de rotas diferentes. Nesse caso, os bairros atendidos pela ACAT são: Clélia Bernardes, Ramos, Lourdes, Betânia, Centro (PH Rolfs e Rua dos Estudantes), Rua Nova, Romão dos Reis, Acamari, Novo Viçosa, Centro Comercial.

Os bairros atendidos pela ACAMARE são: Violeira, Liberdade, Silvestre, Cachoeira de Santa Cruz (Cachoeirinha), São José do Triunfo (Fundão), Inácio Martins, Santo Antônio, Belvedere, João Braz.

O descarte de qualquer quantidade de material reciclável pode ser entregue nas sedes das associações, entre 08hs e 16hs. A ACAT fica na Rua Santana, número 1000. A ACAMARE fica na Rodovia BR 120, Km 06, na Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa, no trevo sentido São José do Triunfo.

publicidade

publicidade

publicidade