SENAR MINAS: Instrutor de Viçosa comemora 19 anos de trabalhos com o café
26 de outubro de 2021

“Não teria caminho melhor para mim. É gratificante demais acompanhar a evolução dos produtores e trabalhadores rurais”, afirma Carlindo Rosa Loures, que há 19 anos é instrutor de Classificação e Degustação, Torra e Comercialização de Café no Sistema FAEMG/SENAR/INAES. Com uma média de 35 turmas por ano, Carlindo já ministrou cerca de 700 cursos em diversas regiões do estado com destaque para as Matas de Minas e o Sul de Minas.

No momento, o instrutor integra o grupo de profissionais que avalia mais de 1.100 lotes de cafés de todo o estado que participam do 5º Cupping ATeG Café+Forte. Atuação importante na trajetória de quem trabalha com o objetivo de elevar a qualidade dos grãos mineiros.

Trajetória

A experiência no Instituto Brasileiro do Café e na Universidade Federal de Viçosa o levaram ao SENAR MINAS, e, ao final do treinamento para a vaga de instrutor, uma conclusão: “senti que o que eu queria era isso! Compartilhar o que eu sabia com os produtores e trabalhadores rurais conscientizando-os sobre a qualidade e incentivando a autonomia para que conhecessem os seus cafés”.

Segundo Carlindo, muitos cafés da região das Matas de Minas eram conhecidos pela baixa qualidade e sua maior satisfação é ver as transformações que o conhecimento proporcionado pelos treinamentos do Sistema FAEMG/SENAR/INAES está provocando na mentalidade e no modo de trabalhar dos produtores.

“Tenho certeza de que a evolução da qualidade aconteceu em função dos nossos cursos. As pessoas que participaram assumiram o compromisso de melhorar. No início, as pessoas achavam que classificar e provar café era muito difícil, mas a prática simplifica os processos e, quando passam a dominar a técnica, elas têm maior poder de negociação”, comentou o instrutor.

Simone Sampaio, produtora do Café Jardim das Oliveiras, premiado mais de 40 vezes, ressalta que a sua visão sobre a cafeicultura mudou depois do que aprendeu no treinamento de Classificação e Degustação ministrado por Carlindo em 2012.  “O Carlindo tem uma ótima didática e no curso a gente viu a importância de conhecermos os produtos que entregamos no mercado. Agrega na comercialização e no preparo de amostras para os concursos”, contou.

Carlindo reforça que o aprendizado vai além da qualidade do café e estimula os participantes a contar a história de suas famílias com o café e a se atentarem ao marketing e a apresentação dos produtos.

Inspiração

“Muitos profissionais que estão dentro das empresas fizeram curso comigo. Fico satisfeito porque trabalho por amor. O que mais me impressiona são os depoimentos emocionados ao final de cada treinamento”, afirma Carlindo.

Turma 2021 - Araponga

O entusiasmo e os ensinamentos do instrutor inspiraram diversos ex-alunos a seguirem a carreira profissional na área de classificação e degustação de café. Alguns se tornaram, inclusive, instrutores do SENAR, como Gilmar Cabral, de Boa Esperança, que a pedido do pai fez o curso com o Carlindo, a quem chama de “mestre”, em 2003.

“Tive grande oportunidade e privilégio de encontrá-lo. Ele me ensinou sobre a responsabilidade de avaliar um café de um produtor rural, e toda a cadeia envolvida ali, e o mais importante, o amor a essa profissão”.

O atual gerente do Sistema FAEMG em Viçosa, Marcos Reis já foi instrutor do SENAR MINAS e antes disso, em 2005, foi aluno de Carlindo. Marcos ressalta a sua admiração pelo profissional que, para ele, representa bem a força do trabalho da entidade.

“Carlindo é um exemplo e inspiração para muitos! Ele não ficou parado no básico, se especializou, se tornou Q-Grader. Para nós é uma satisfação contar com um instrutor tão dedicado ao café, aos produtores e ao Sistema FAEMG/SENAR/INAES”, pontuou.

“Com tantos anos de serviços prestados, Carlindo deixou e ainda deixará bons frutos ajudando produtores a tornar os cafés de suas propriedades cada vez melhores. É gratificante conhecer os resultados já conquistados. Para nós é muito bonito poder fazer homenagens a instrutores comprometidos, responsáveis e competentes que estão no SENAR há tantos anos, como o Carlindo”, disse Mirian Rocha, gerente pedagógica do SENAR MINAS.

Assessoria de comunicação do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa

publicidade

publicidade

publicidade