Sífilis é tema da campanha de conscientização promovida pela prefeitura de Viçosa
29 de outubro de 2021

A Secretaria Municipal de Saúde promove no próximo sábado, 30, das 8 às 12 horas, uma ação de conscientização sobre a sífilis, infecção sexualmente transmissível. A iniciativa faz parte da campanha “Outubro Verde” e será realizada no Calçadão Arthur Bernardes, pela equipe da unidade do SAE/CTA/UDM (Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento/Unidade Dispensadora de Medicamentos).

Os cidadãos serão orientados sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Além disso, haverá distribuição de preservativos, materiais informativos sobre a sífilis e realização de testes rápidos confiáveis com resultados sigilosos.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

Os dados epidemiológicos de 2020, em Viçosa, contabilizaram 02 pacientes positivos para sífilis congênita; 18 casos de sífilis em gestantes; e 54 pacientes diagnosticados com sífilis não especificada (adquirida não importando o sexo, excluindo-se apenas mulheres gestantes e crianças até um ano de idade). Em 2021, já foram registrados:  01 caso de sífilis congênita; 15 sífilis em gestante; e 77 pacientes notificados para sífilis não especificada.

Em Viçosa, a unidade do SAE/CTA/UDM oferece teste rápido para o diagnóstico de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. A unidade funciona no Hospital São Sebastião (HSS) e todos os serviços prestados são gratuitos. Além disso, para os pacientes diagnosticados, a unidade oferece atendimento médico, psicológico e medicamentos. O funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Já na sexta-feira, o atendimento se encerra às 16 horas. Mais informações pelo 3892-5675.

por DCM

publicidade

publicidade

publicidade