Raimundo Nonato, prefeito de Viçosa presta esclarecimentos na Câmara de Vereadores
10 de novembro de 2021

Por intermédio do Requerimento nº 060/2021, de autoria do Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) e assinatura dos demais vereadores, o Prefeito Municipal, Raimundo Cardoso (PSD), esteve como convidado da reunião Ordinária da terça-feira (09), para prestar esclarecimentos relacionados à saúde no município, dentre outros assuntos. O novo Secretário Municipal de Saúde, Rainério Rodrigues, também compôs a Mesa Diretora. Em justificativa, o Vereador Bartomélio disse que “o convite se faz muito importante, porque nós precisamos dialogar sobre o que entendemos enquanto planejamentos, que são o norte do que estamos vivenciando na pandemia e também da situação que se encontram as Unidades Básicas de Saúde”. O parlamentar também destacou a participação da Vereadora Jamille Gomes (PT) na justificativa do requerimento.

Para iniciar, o Prefeito Raimundo agradeceu os viçosenses de todo perímetro urbano e rural pelo respeito de sempre. Disse ainda que este foi um ano difícil e precisa de mais união. Além disso, fez um agradecimento à Casa Legislativa pela colaboração com os trabalhos da administração. Com relação a saúde do município, Raimundo disse que “um dos melhores secretários de saúde que eu já tive em Viçosa chama-se Arimathéa. António José também é uma pessoa fora de sério. Mas eles não podem ser nomeados como secretário de saúde hoje, porque não é só questão de humanidade, tem que ter ciência e tecnologia para não perder recursos e orçamento”.

Dando continuidade, para explicar o que foi e está sendo feito pela Secretaria Municipal de Saúde em Viçosa, o Prefeito Raimundo convidou o novo Secretário, Rainério Rodrigues, para sua fala. Segundo ele, “sei o que se passa na saúde e a situação em que se encontrava. Quando cheguei no dia 27, solicitei relatórios a respeito de cada chefia e coordenação, então sei como estava o trabalho em relação aos gestores que lá estavam”. O secretário ainda esclareceu que “assim que aceitei o convite do Senhor Raimundo, vim com muita humildade e respeito com o dinheiro público e, principalmente, nós precisamos fazer uma gestão que dê uma resposta à altura da população”.

A questão da falta de médicos e informações equivocadas foram dois pontos elencados por Rainério. Segundo ele, a nova gestão vai trabalhar em cima de planejamento. “Em relação à questão médica, a gente já fez uma busca ativa de médicos e vamos ter que iniciar um concurso público que já é solicitado pelo Ministério Público. Em relação às unidades básicas, comecei hoje um roteiro para conhecer a realidade. Precisamos alinhar certas coisas para o trabalho fluir”.

Na oportunidade, o Vereador Daniel Cabral (PCdoB) apresentou seus questionamentos. No que diz respeito à saúde, ele perguntou sobre a mudança de Secretário de Saúde e sobre a Lei de transparência com relação às filas dos procedimentos cirúrgicos. A vereadora Jamille, membro da Comissão de Saúde e Assistência Social, também demonstrou sua preocupação sobre a mudança de secretário na pandemia. O Prefeito Raimundo esclareceu sobre as duas questões e o impasse da falta de insumos.

O Secretário Rainério reforçou que conhece a realidade da Secretaria e que está lá para aprender também. Ainda na discussão, o Vereador Sérgio Marota (PSL), Presidente da Comissão de Saúde, cumprimentou os convidados e salientou que entende a necessidade da mudança na pasta. O Vereador Rogério Fontes (PSL) corroborou com a fala do colega.

O Vereador Bartomélio ressaltou que “nós precisamos encarar a saúde como política pública acessível a qualquer um, a qualquer momento”. O parlamentar também questionou sobre a contratação dos Agentes Comunitários de Saúde e foi esclarecido pelo Secretário Rainério que as contratações serão feitas, mas antes será necessário um levantamento.

Ao longo da reunião, os parlamentares Marly Coelho (PSC), Relatora da Comissão de Saúde, Marcos Fialho (DEM), Gilberto Brandão (Avante), Marco Cardoso (Marcão Paraíso) e o Presidente da Casa, Edenilson Oliveira (PSD), também comentaram sobre o assunto, que pode ser conferido na íntegra no canal do YouTube da Câmara e da TV Viçosa.

Por Assessoria da Câmara de Vereadores de Viçosa

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade