Gestores viçosenses participam de encontro promovido pelo TCEMG
1 de dezembro de 2021

O fortalecimento do Controle Interno Municipal foi o tema em discussão

A cidade de Ubá foi sede, no último dia 17, do último evento presencial do ano, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), voltado ao fortalecimento do Controle Interno no apoio à gestão pública. O projeto foi desenvolvido em cinco etapas pelo TCEMG, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública que levou capacitação e o conhecimento essencial e necessário aos agentes das Controladorias dos Municípios Mineiros.

O evento, que aconteceu na Câmara Municipal de Ubá, foi presidido pelo chefe de gabinete da Presidência do TCEMG, Carlos Alberto Pavan Alvim, em substituição ao presidente do Tribunal, Mauri Torres. Os gestores de Viçosa estiveram no encontro entre eles, a controladora do município, Elaine Rafael Silva, e o secretário Municipal de Governo, Reinaldo Lopes de Souza Leite.

O tema do encontro foi “O Tribunal no Treinamento do Controle Interno” e da pauta constaram tópicos como o controle Interno como aliado para uma gestão eficiente; a avaliação dos Controles Internos da Receita; a importância da Ouvidoria para o Controle Interno e Social; apresentação do Sistema Informatizado de Contas (Sicom); e a elaboração do Relatório de Controle Interno para Prestação de Contas Anual. 

O controle interno acontece em nível setorial, enquanto que a Controladoria do Município atua como órgão fiscalizador e recomendativo dos atos que devem ser executados pelos gestores. Elaine Silva avaliou positivamente o treinamento que, segundo ela, foi muito válido e satisfatório. “O Município de Viçosa se preocupa com o controle setorial para trabalhar com mais transparência, de forma a ajudar a administração”, disse a controladora.

Por Prefeitura de Viçosa

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade