Parlamento Jovem realiza encontro de encerramento na Câmara Municipal de Viçosa
1 de dezembro de 2021

O Projeto Parlamento Jovem (PJ) 2021, com tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Viçosa por intermédio da Escola do Legislativo, teve seu encerramento durante a tarde de ontem, segunda-feira (29). Na oportunidade, foram entregues os certificados de participação aos alunos e as propostas construídas ao longo do ano foram apresentadas. O evento foi comentado na reunião Ordinária da terça-feira (30) pelo Coordenador Geral da Escola, Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) e pelo Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD). 

No uso da Palavra Livre na reunião Ordinária, o Vereador Bartomélio agradeceu ao Presidente Edenilson pela confiança na coordenação da Escola e do Parlamento Jovem. “A estrutura do legislativo tem que ter qualidade, mas para isso a população precisa entender qual a função do vereador”, disse ele. O parlamentar ainda enfatizou que a Câmara de Viçosa conquistou o cenário estadual, pois o tema do Parlamento Jovem Estadual foi eleito a partir da ideia do aluno Victor Fernandes do Colégio Equipe. 

Logo após, o Presidente Edenilson corroborou com a fala do Vereador Bartomélio e parabenizou todos os alunos que foram certificados. “O Parlamento Jovem é de grande importância e nós tivemos a pessoa do Thiago Salatiel, aluno de São José do Triunfo, que brilhou na Assembleia Legislativa e representou Minas Gerais e Viçosa muito bem”. 

Conduzido majoritariamente de forma online, o PJ se reúne desde maio de 2021, através de videoconferências, com a realização de oficinas de formação política ministradas por profissionais ou estudiosos relacionados ao tema. Apesar da melhora do quadro da pandemia da Covid-19 e da vacinação, não houveram plenária municipal e regional, e só foi possível realizar um encontro presencial ao longo do ano, além da plenária estadual, que aconteceu na última semana na sede da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, com os representantes do Polo Zona da Mata III, os alunos Thiago Salatiel, eleito Coordenador do subtema Recursos hídricos e saneamento básico, Victor Fernandes, e a Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo Professor Sebastião Lopes de Carvalho, Patrícia Gomes.

Ao longo da plenária do dia 26, os estudantes discutiram as propostas, fizeram destaques e votaram no que consideraram a melhor versão, semelhante ao que fazem os deputados estaduais durante a tramitação de proposições no Legislativo. Foram quatro propostas para cada um dos seguintes subtemas: Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade, Práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico e Recursos hídricos e saneamento básico.

Já em Viçosa, houveram 5 propostas de leis, que foram lidas na reunião de ontem pelo aluno Thiago Salatiel e entregue em mãos ao Presidente Edenilson. O documento de propostas foi construído coletivamente por alunos das Escolas Colégio Anglo, Colégio de Aplicação COLUNI - Universidade Federal de Viçosa, Colégio Equipe, Escola Estadual Alice Loureiro, Escola Estadual Dr° Raimundo Alves Torres, Escola Estadual José Lourenço de Freitas, Escola Estadual Raul de Leoni e Escola Estadual Santa Rita De Cássia.

Representando os colegas, as alunas Ana Flávia Gonçalves, do colégio Anglo, e Camila Silva, da Escola Estadual Professor Raimundo Alves Torres, comentaram sobre as dificuldades de participação em tempos de isolamento . “Esse foi um dos projetos que eu mais gostei de participar no ano, porque foi muito importante para o meu desenvolvimento como cidadã, para tomar mais consciência dos meus direitos e deveres”, comentou Ana Flávia.

Ao final, o Presidente Edenilson agradeceu os participantes e a equipe da Escola do Legislativo pelo progresso alcançado no Parlamento Jovem 2021. “É muito gratificante ver esse plenário cheio de jovens, que sonham com um futuro melhor, e que lutam, se engajam para ir atrás deste futuro. O PJ é uma oportunidade de aprender na prática como se faz política, e é enriquecedor ver que vocês aprenderam, evoluíram e gostaram do Projeto. Ele é a porta de entrada de vocês na Câmara Municipal de Viçosa, e espero que também seja a permanência”, afirmou. 

O PJ é uma iniciativa da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em parceria com as câmaras municipais de todo o Estado, que visa debater temas de relevância municipal e estadual com os jovens do ensino médio enquanto proporciona vivência legislativa. Em Viçosa, o PJ completou, em 2021, 11 anos de existência.

Por Câmara de Vereadores de Viçosa

publicidade

publicidade

publicidade