Secretaria de Saúde de Viçosa lança campanha de alerta sobre HIV
1 de dezembro de 2021

O mês de dezembro é marcado pela luta contra a AIDS, doença provocada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). O objetivo da campanha “Dezembro Vermelho” é informar a população sobre a doença e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

O Ministério da Saúde estima que, no Brasil, 160 mil pessoas vivem com o vírus causador da AIDS e não sabem. Além disso, muitas pessoas infectadas pelo vírus podem viver anos sem o desenvolvimento da doença. Contudo, elas podem transmitir o vírus a outras pessoas. Outro sinal de alerta está relacionado ao número de casos, o Brasil teve alta de 21% de infecções causadas por HIV em um período de 8 anos. Dessa forma, a campanha de conscientização de combate à AIDS se torna ainda mais necessária.

As ações do “Dezembro Vermelho” buscam frear estigmas e preconceitos que ainda rodeiam a doença e pessoas que possuem a AIDS. Por isso, a disseminação de informações corretas também tem resultados positivos para a diminuição da discriminação de pessoas que possuem o vírus.

Neste mês, a Prefeitura de Viçosa irá intensificar ações de conscientização, com distribuição de preservativos e oferta de testes rápidos gratuitos e sigilosos para o diagnóstico de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. As ações serão desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, através da equipe do Departamento de Vigilância em Saúde, em parceria com o Hospital São Sebastião, responsáveis pelo SAECTA (Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento / Unidade Dispensadora de Medicamentos).

Os cidadãos podem buscar atendimento em qualquer época do ano, em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade, e também na Unidade SAECTA, que está localizada na rua Tenente Kümmel, nº 100, centro (final do estacionamento do Hospital São Sebastião). O atendimento na SAECTA ocorre de segunda a quinta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Para os pacientes diagnosticados, o SAECTA oferece atendimento médico, psicológico e medicamentos.

Boletim Epidemiológico de IST

Está disponível também o boletim epidemiológico do segundo quadrimestre de 2021 sobre as IST, em Viçosa. O documento possui dados dos residentes na cidade, obtidos pelo SIM (Sistema de Informação de Mortalidade), SINASC (Sistema de Informação de Nascidos) e SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).

Os dados do SINAN indicam que, em 2021, já houve 21 notificações de HIV em pacientes residentes em Viçosa, sendo 20 homens e uma mulher. Também foram registrados duas gestantes e duas crianças expostas ao HIV, até o momento.

Em Viçosa, já foram notificados 90 casos de sífilis não especificada; 19 casos de sífilis em gestantes; e um caso de sífilis congênita. Conforme o boletim, a sífilis não especificada é entendida como aquela adquirida não importando o sexo excluindo apenas mulheres gestantes e crianças até um ano de idade. Já a congênita é transmitida para criança durante a gestação.

Os dados do SINAN também indicam que, em 2021, já foram registradas três notificações de hepatites virais em residentes do município de Viçosa. Em relação à síndrome do corrimento uretral em homens, não foi registrado nenhum caso em 2021. A última incidência da doença aconteceu em 2017, quando foram registrados três casos.

Confira o boletim na íntegra – clique aqui

Fonte: Prefeitura de Viçosa

publicidade

publicidade

publicidade