Órgãos do governo sofrem novo ataque de hackers
14 de dezembro de 2021

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) divulgou uma nota na noite desta segunda-feira (13) informando que ocorreram novos ataques de hackers contra órgãos do governo. O GSI não divulgou quais serviços ou ministérios foram atacados, apenas que "ocorreram incidentes cibernéticos contra órgãos de Governo em ambiente de nuvem".

Segundo a nota, os provedores de serviços em nuvem estão cooperando com o governo para resolver o problema e que o governo está atuando "de forma coordenada para a retomada dos serviços, que estão sendo reativados à medida em que o tratamento ocorre".

O GSI informou que diversas equipes estão sendo "orientadas sobre os procedimentos de preservação de evidências" e que as "orientações emitidas têm seguido rigorosamente as boas práticas de
tratamento de incidentes". Segundo a nota, a colaboração entre os diversos órgãos envolvidos tem sido fundamental e efetiva.

Primeiro ataque apagou dados de vacinação

Na última sexta-feira (10), o primeiro ataque hacker registrado nos últimos dias retirou do ar os dados da vacinação dos usuários do ConectSUS. Além disso, a página do Ministério da Saúde também sofreu ataques, o que ocasionou instabilidades em diversos sites da pasta.

Nas duas páginas, os invasores escreveram que o portal sofreu um “ransomware” e que “50 TB de dados foram copiados e excluídos”. Pouco antes das 7h, a mensagem não era mais exibida nos sites, mas eles continuavam inacessíveis.

A autoria do ataque cibernético foi assumida por “Lapsus$ Group”. O grupo disse que os dados dos sistemas foram copiados e excluídos.

No domingo (13), o Ministério da Saúde divulgou uma nota afirmando que que o processo de recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a covid-19 havia sido finalizado, sem perda de informações.

Fonte: Agência Brasil

publicidade

publicidade

publicidade