UFV oficializa implantação de diploma digital na plataforma MEC/RNP
21 de dezembro de 2021

A UFV oficializou a emissão e o registro de diplomas digitais para os seus cursos de graduação, nesta segunda-feira (20). Com isso, a instituição adotou o método regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC) e implementado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), conforme instituído pelas portarias nº 330, de 5 de abril de 2018, e nº 1.001, de 8 de dezembro de 2021. A UFV é a segunda universidade federal a emitir diploma digital na plataforma MEC/RNP. A primeira foi a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no último dia 17.

Os diplomas digitais já passam a valer na instituição a partir desta segunda. A decisão inclui todos que colaram grau desde 19 de novembro de 2021, lembrando que os diplomas digitais têm a mesma validade dos físicos. Se esses foram emitidos antes de 19 de novembro, seguirão com a mesma validade. 

A implantação do diploma digital em parceria com a Rede Nacional de Pesquisas é mais um marco na transformação digital da Universidade Federal de Viçosa, na avaliação do reitor Demetrius David da Silva. “Ela traz benefícios para a sociedade, que poderá ter acesso imediato e sem custos ao documento, e para a estrutura educacional do país, que ganha em eficiência dos seus processos e em sua governança”. 

A expedição desses diplomas deve atender às diretrizes de certificação digital do padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), para garantir autenticidade, integridade, confiabilidade, disponibilidade, rastreabilidade e validade jurídica e nacional ao documento. Para o pró-reitor de Ensino, João Carlos Pereira da Silva, o diploma digital moderniza os registros institucionais e, no contexto nacional, reforça a segurança e minimiza as fraudes nos procedimentos de emissão de diplomas.

Expedição

Os diplomas digitais levarão até 60 dias para serem expedidos e disponibilizados. A representação visual deles é muito semelhante ao diploma físico atual. A diferença é que no verso haverá um QR Code e uma chave de acesso para a versão oficial. O arquivo digital será disponibilizado no Sistema Acadêmico da UFV, o Sapiens, e os estudantes poderão validá-lo no Portal do MEC. Tão logo o diploma esteja disponível, os estudantes serão notificados por e-mail e poderão visualizar a representação visual dele no menu “Solicitações” do Sapiens. Este andamento, inclusive, já pode ser acompanhado.

Após a conclusão do registro, poderá ser solicitada a impressão da representação visual do diploma, no formato PDF, pelos e-mails: [email protected] (campus Viçosa); [email protected] (campus Florestal) e [email protected] (campus Rio Paranaíba).

Transformação Digital

O projeto “Transformação Digital da UFV” foi iniciado em julho de 2020 e tem nos diplomas digitais mais uma conquista. Segundo o pró-reitor de Ensino, sua implementação envolveu ajustes complexos nos controles acadêmicos da Universidade para interação com a solução MEC-RNP. “Foram diversas ações e processos que demandaram grande esforço de equipes de diferentes setores, dentre eles a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Registro Escolar (RES), Pró-Reitoria de Ensino (PER) e Reitoria.

Fonte: UFV

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade