Mais um acidente envolvendo um caminhão na Joaquim Lopes de Faria
21 de janeiro de 2022

Um caminhão carregado com ração desceu de ré após perder os freios na subida da avenida Joaquim Lopes de Farias, que dá acesso a avenida Castello Branco, em Viçosa. Por conta do acidente, um poste foi esmagado e fios de alta tensão ligados caíram nas ruas.

Agentes da Prefeitura e da Diretoria de Trânsito interditaram o local e trabalharam durante toda a manhã para conseguirem guinchar o caminhão no local. Nossa equipe de jornalismo esteve no local e apurou que o caminhão, carregado com ração para cachorro, havia sido recarregado em Bom Despacho e estava fazendo entregas em Viçosa e Coimbra.

Acidentes recorrentes

Acidente ocorrido em outubro do ano passado.

Vale lembrar que o local é conhecido por acidentes parecidos. Na última segunda-feira (17), um outro caminhão teve um problema parecido e também perdeu os freios ao subir o morro. Já no ano passado, uma série de acidentes similares também foram registrados lá.

No dia 19/10 do ano passado, moradores do local flagraram uma carreta travar o acesso da avenida com a Castello Branco, e “chateados” reclamara dizendo que esse tipo de acidente naquele local “já virou rotina”.

Uma semana antes, no mesmo local já havia ocorrido o mesmo tipo de acidente com outra carreta. Na ocasião, o veículo foi guinchado e, durante o serviço, fios que passam pelo local foram arrancados e um motociclista desatento acabou enroscando a sua motocicleta nos fios e acabou caído. Socorrido, foi encaminhado a um dos hospitais de Viçosa, onde foi medicado e liberado.

No mês anterior, outro acidente no mesmo local expôs mais uma vez os moradores a um perigo eminente. Na época, um caminhão carregado com granito não conseguiu subir a ladeira que dá acesso à avenida Marechal Castello Branco e desceu de ré. O motorista jogou o veículo para o acostamento, o que impediu que o caminhão avançasse na direção das residências na parte de baixo da Joaquim Lopes de Faria, porém, a manobra acabou derrubando toda a carga.

Na ocasião, entramos em contato com o diretor do departamento de trânsito de Viçosa, Kleber Picanço, que informou que há um convênio formalmente firmado entre a prefeitura de Viçosa e a UFV (Universidade Federal de Viçosa) para que melhorias sejam realizadas no acesso da avenida Joaquim Lopes de Faria com a Marechal Castello Branco e ainda no setor de trânsito do município.

Picanço disse ainda que após a assinatura do convênio “projetos futuros serão apresentados e a UFV vai analisar as soluções para a infraestrutura da ruas de Viçosa e o trânsito como um todo”.

Antigo projeto para o local

Foto: Reprodução Designer

Em 2019, o projeto de construção de uma “trincheira” que ligaria a rua Joaquim Lopes de Faria à Antônio Lopes Lélis, passando por baixo da Avenida Castello Branco, no bairro Santo Antônio, foi proposto pela antiga gestão municipal. No entanto, até o fim dela, o projeto não foi colocado em prática.

Questionado sobre o andamento dele, Kleber afirmou que ele está praticamente descartado por conta do alto custo que ele tinha para o município. Ele ressaltou ainda que o projeto será novamente analisado, mas que é praticamente certo seu descarte por parte da atual gestão.

Na época, o projeto chegou a ser iniciado o processo de licitação e prometia resolver o problema da circulação de grandes veículos pela Castello Branco e facilitar o trafego de carretas pela Joaquim Lopes de Faria. No projeto havia ainda a construção de uma rotatória no final da rua Antônio Lopes Lelis para que automóveis, caminhões e carretas pudessem seguir viagem para as demais cidades da região.

As obras seriam custeadas pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), que emprestaria à Viçosa, R$ 3 milhões, que deveriam ser pagos em parcelas posteriormente. A obra já tinha até data para ser iniciada (fevereiro de 2020), mas um ano e oito meses depois continua tudo como antes e os moradores continuam esperando uma solução do problema que parece não ter uma solução a curto prazo.

publicidade

publicidade

publicidade