Viçosa: COES pede abertura de mais 18 leitos para tratamento da Covid-19
28 de janeiro de 2022

Integrantes do Coes de Viçosa (Centro de Operações Emergenciais em Saúde) se reuniram, remotamente, na noite da última quarta-feira, 26, e um dos assuntos da pauta foi a necessidade do aumento no número de leitos Covid nos dois hospitais de Viçosa.

Durante a reunião foi sugerida a abertura de 10 leitos clínicos no HSS (Hospital São Sebastião), sendo seis pediátricos e quatro de obstetrícia, além da disponibilização de uma sala de parto para pacientes com Covid. No HSJB (Hospital São João Batista) a ideia é a de que sejam oferecidos mais oito leitos clínicos Covid, além dos 12 ofertados atualmente.

Os membros do Coes de Viçosa destacaram, também, a importância da conscientização da população viçosense sobre a necessidade do isolamento do paciente após a confirmação do teste positivo para Covid-19.

O retorno gradativo das aulas na UFV (Universidade Federal de Viçosa) também foi assunto debatido, assim como a inclusão de mais informações no Boletim Diário da Covid-19, divulgado pela Prefeitura de Viçosa, sobre o esquema vacinal das pessoas hospitalizadas.

Por fim, ficou acordada a possibilidade da elaboração de um Decreto Municipal, em conjunto com as prefeituras que compõem o CIS-MIV (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa), com a proposta de que as cidades mantenham o comércio aberto durante o carnaval, suspendendo o ponto facultativo da segunda-feira, por exemplo.

Participaram da reunião os secretários municipais Rainério Rodrigues Fontes (Saúde); Luan Campos Monteiro Gomes (Administração) e Dionísio Márcio Irias de Souza (Fazenda); o procurador geral do município, Adriano de Castro Antônio; o vereador Sérgio Augusto Moreira Marota; a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Lilian Aparecida Gomes de Souza; a professora da UFV, Simone Elize Facione Guimarães;  o presidente da Fundação Assistencial Viçosense, Joaquim Andrade Neto; e o diretor da Casa da Empresário, Franklim Abreu.

Fonte: Prefeitura de Viçosa

publicidade

publicidade

publicidade