Inscrições para o Sisu 2022 começam amanhã (15); veja o que fazer
14 de fevereiro de 2022

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abrem nesta terça-feira (15). O programa é usado para selecionar candidatos a vagas em instituições públicas de ensino superior a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os estudantes interessados em concorrer a uma das vagas devem se inscrever até sexta-feira (18). Para fazer a inscrição, os candidatos têm que ter participado da última edição do Enem, mas não como “treineiros”, e não podem ter tirado nota zero na redação.

Conforme o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado da seleção será divulgado no próximo dia 22. Já as matrículas serão abertas no dia 23 e devem ser efetuadas até 8 de março. A lista de espera para as vagas remanescentes vai ter inscrições de 22 de fevereiro a 8 de março, com anúncio no dia 10 de março.

Confira abaixo informações sobre o Sisu: 

O que é Sisu?

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.

É preciso pagar para fazer a inscrição?

Sem pagamento de taxas e somente em sisu.mec.gov.br

Quem pode participar?

Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), apenas o estudante que participou do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obteve nota na redação maior que zero e não tenha participado na condição de treineiro.

Posso concorrer a quantas vagas?

O candidato escolhe até duas opções de curso, mas a sinalização de um segundo curso não é obrigatória. É possível alterar as opções durante as inscrições. 

Quais as categorias das vagas?

As vagas serão distribuídas obedecendo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e, como política de ações afirmativas, algumas instituições oferecem vagas reservadas e outras adotam bônus na nota do candidato. O candidato não pode se inscrever em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

Como funciona a nota de corte?

É a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos.

A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição. A partir do segundo dia, o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso.

Como o candidato é selecionado no Sisu?

Os candidatos são selecionados de acordo com a nota do Enem, dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade e concorrência.

O candidato selecionado em sua 1ª ou 2ª opção só terá uma oportunidade de fazer a matrícula. Assim, fique atento aos prazos! Se for selecionado em 1ª ou 2ª opção, independentemente de efetuar a matrícula, não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera.

Como fazer em caso de aprovação no Sisu?

Na chamada regular, o aluno terá de 23 de fevereiro a 8 de março para realizar a matrícula na instituição pública. A divulgação de data, horário e local deve ser feita pela própria universidade.

Como funciona a lista de espera?

Se o candidato não for aprovado para nenhuma de suas opções, ele pode manifestar interesse na lista de espera de um dos cursos. Para participar da lista de espera, o candidato deve acessar o seu boletim Sisu e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma. 

Pode participar quem não foi selecionado em nenhuma de suas opções na chamada regular, podendo escolher apenas uma das opções de vagas definidas na fase de inscrição. Na lista de espera, é importante que o candidato acompanhe junto à instituição da vaga escolhida as convocações para matrícula.

Como se inscrever no Sisu?

Na página do Sisu clique em Fazer Inscrição e na próxima tela clique em Entrar com GOV.BR ou fazer cadastro. A primeira coisa a fazer é confirmar os dados para o Sisu entrar em contato com você. Depois da atualização, você está pronto para começar sua inscrição.

Na tela Minha inscrição, você pode escolher até duas opções de curso. É nesta tela que você vai acompanhar sua inscrição durante todo o processo. Para começar é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”.

Você pode pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. No resultado da busca você conhece os cursos pesquisados. Clique no curso para ver mais detalhes e as modalidades disponíveis.

Leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções para a qual pretende concorrer e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar. Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.

Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela “Minha inscrição” e poderá conferir as informações da opção escolhida. Você pode alterar suas opções durante o período de inscrições.

Na tela Classificação parcial, você acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição.

Cronograma do Sisu

Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
Resultado da chamada única: 22 de fevereiro
Matrícula ou registro acadêmico: 23 de fevereiro a 8 de março
Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
Resultados da lista de espera: a partir de 10 de março

Fonte: O TEMPO

publicidade

publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade