Programa de Educação Ambiental é apresentado ao prefeito de Viçosa
24 de março de 2022

O prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso, recebeu, na manhã desta quinta-feira, 24, a visita dos cabos Edson de Souza e Rodrigo Henrique de Melo, da Polícia Militar de Meio Ambiente. Eles apresentaram ao prefeito a minuta do Programa de Educação Ambiental (Progea) que será desenvolvido nas Escolas Municipais Pedro Gomide Filho e José Lopes Valente Sobrinho e no Centro Municipal de Educação Doutor Januário de Andrade Fontes.

O programa

De acordo com a Constituição Brasileira, cabe ao Poder Público promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. Já a Constituição do Estado de Minas Gerais prega que compete à Polícia Militar a atuação ostensiva de prevenção criminal e da segurança de florestas e de mananciais.

Diante disso, a Polícia Militar de Meio Ambiente criou o Programa de Educação Ambiental (Progea), proporcionando treinamento e capacitação a policiais ambientais para levarem noções de educação ambiental a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais.

A metodologia de ensino é a “Educação para o Pensar”, oportunidade em que os alunos realizam diversas atividades, sendo trabalhadas questões ambientais e sociais, em encontros semanais em salas de aulas, ministrados no decorrer do 1° semestre.

Segundo o cabo Melo, na execução do programa, são utilizados diversos materiais didáticos como livros, caderno do aluno e caderno do mediador. Aos alunos são fornecidas camisas, bonés do programa, certificados e carteirinhas de agentes ambientais mirins. Para a divulgação são utilizados banners, cartazes, bonecos do programa, entre outras ferramentas.

Ao final do programa, ocorre a solenidade de formatura com a entrega dos certificados de conclusão do curso e das carteirinhas de agentes ambientais mirins.

O prefeito Raimundo Nonato Cardoso disse estar muito satisfeito pela escolha das escolas do município para receberem o Progea. Ressaltou a importância da educação ambiental e se colocou à disposição para ajudar no que for necessário.

Também participaram da visita a secretária municipal de Educação, Marli Franco; a chefe do Departamento de Ensino Fundamental, Joyce Aparecida Guimarães Pereira; e as diretoras Adriane Tiradentes (Centro Municipal de Educação Doutor Januário de Andrade Fontes); Márcia Guimarães Soares de Freitas (José Lopes Valente Sobrinho) e Jane Albino Silva (Pedro Gomide Filho).

Fonte: Prefeitura de Viçosa

publicidade

publicidade

publicidade