Secretários da Prefeitura de Viçosa participam de encontro estadual de gestores de Cultura e Turismo
25 de março de 2022

Nos dias 22 e 23 de março, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, aconteceu o 2º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, reunindo secretários, chefes de departamentos, representantes das Instâncias de Governanças Regionais e gestores das áreas de Cultura e Turismo de centenas de municípios mineiros. O evento foi organizado pela Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo (Secult) em conjunto com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, com o objetivo de promover a aproximação do governo do estado com profissionais da cultura e do turismo de Minas. O 1º Encontro havia sido realizado em dezembro de 2021.

Baseado na temática “Mineiridade”, o evento abordou a criação e a aplicação de políticas públicas da Secult/MG para ambos os setores, a descentralização das ações de cultura e turismo no estado e a valorização dos elementos culturais de Minas pelas instâncias públicas.

Apresentando as rodas de conversa e palestras, estiveram o secretário de estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e autoridades representantes de diversas entidades do segmento turístico-cultural de Minas Gerais, como o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), a Federação dos Circuitos Turísticos (Fecitur), o Conselho Estadual de Turismo, a Fundação Clóvis Salgado, entre outras.

Com a presença de diversas autoridades da Cultura e do Turismo estaduais, os gestores presentes puderam debater sobre as realidades dos municípios e expor algumas dificuldades encontradas na gestão, compartilhando experiências intermunicipais e buscando aprimoramentos com o governo do estado.

Representando a área da Cultura de Viçosa, estiveram presentes o secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, Thomas Medeiros, que é, atualmente, membro da Rede de Gestores como gestor territorial de Cultura da Zona da Mata; o chefe do Departamento de Cultura e atual presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Viçosa, Marcelo Augusto; e a assessora de comunicação da Secult/Viçosa e curadora do Cine Experimental e do Festival de Cinema de Viçosa (VICINE), Letícia Cozoli. A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rita de Cássia Fialho Rodrigues, também atendeu ao evento representando a área do turismo, departamento ligado a sua secretaria.

No segundo dia do Encontro, que contou com a presença do governador Romeu Zema, a Secult/MG lançou o Ano da Mineiridade, visando celebrar as raízes e a diversidade cultural do povo mineiro. Entre as atividades que serão realizadas neste ano para exaltar o que há de mais belo e único em Minas Gerais, a Secretaria propõe a publicação de novos editais de fomento a produções que tenham como premissa valorizar a cultura do estado. O primeiro anunciado foi o Edital Cemig 70 Anos, que destinará R$ 10 milhões em recursos a projetos aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (clique aqui para saber mais).

Sobre a importância do Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, Thomas Medeiros comenta: “Esses encontros promovidos pela Rede são de grande importância para aproximar os gestores municipais de Cultura e de Turismo do interior com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. Além disso, nesses encontros, são realizados fóruns, workshops e troca de experiências focadas na capacitação dos gestores municipais, para o desenvolvimento da Cultura e do Turismo do estado como um todo. Também temos as nossas reuniões dos Gestores Territoriais, rede da qual faço parte, onde pautamos as demandas das nossas regiões e construímos o Plano de Ação da Rede. Estou muito satisfeito em fazer parte da construção deste movimento”.

Fonte: Prefeitura de Viçosa

publicidade

publicidade

publicidade