Prefeitura de Viçosa e Senar finalizam Curso de Doce de Leite
30 de março de 2022

Com o objetivo de capacitar e oferecer alternativas de agregação de valor ao leite,  a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e a Emater, através do Sistema FAEMG/SENAR/INAES e do Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa, realizaram entre os dias 24 e 26 de março, na Casa 14 da Vila Gianetti, o Curso Trabalhador Artesanal na Pasteurização do Leite e na Fabricação de Laticínios. 

O curso foi ministrado pela Instrutora do Senar, Hiasmyne Silva de Medeiros, que explanou sobre a qualidade, a higienização e segurança alimentar; a fabricação de doce de leite tradicional e com sabores como coco, chocolate, prestígio, amendoim e café; a fabricação de diferentes geleias como de morango, abacaxi, maracujá, ameixa e goiaba; e a fabricação de doce de leite em barras e pedaços com diferentes sabores.  Aos participantes também foram repassadas noções sobre a confecção das diferentes formas de embalagens, comercialização e sobre as técnicas de esterilização e conservação dos produtos.

Segundo a representante do sistema FAEMG/SENAR/INAES, Mirivone da Silveira, “é gratificante essa parceria com a Prefeitura de Viçosa e nós estamos à inteira disposição para a oferta de mais cursos”.

De acordo com a chefe do Departamento Municipal de Turismo, Paola Araújo, esse foi o primeiro dos muitos cursos que ainda serão ofertados. “Vamos desenvolver o agro turismo nas comunidades a partir da produção e venda do doce de leite artesanal, aumentando a produção da bacia leiteira, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico e principalmente do turismo no município”.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rita Rodrigues, o oferecimento dessas oportunidades é de suma importância para a capacitação profissional dos envolvidos, a geração de emprego e renda e o incentivo do empreendimento no município. 

Rita Rodrigues anunciou a doação de um kit feira (barracas), conseguido através de emenda parlamentar assinada pelo deputado estadual Coronel Henrique e que serão utilizados pelos empreendedores para a venda nas feiras do doce de leite artesanal. A secretária falou, ainda, do convênio firmado com o Senac, em parceria com o Centev/UFV, que está proporcionando o oferecimento de cursos profissionalizantes aos cidadãos viçosenses. Ela destacou também a sensibilidade do prefeito Raimundo Nonato Cardoso que não mede esforços em dar total apoio para o fomento do desenvolvimento econômico e social no município.

Também prestigiaram a promoção a gerente regional da Emater, Rafaela Pinheiro, e a extensionista Karina Chequer Bicalho. 

Fonte: Prefeitura de Viçosa

publicidade

publicidade

publicidade