Prefeitura de Viçosa divulga programação do dia do combate da Violência e da Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes
12 de maio de 2022

O dia 18 de maio é dedicado, nacionalmente, ao Combate à Exploração e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes e a Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria de Educação, disponibiliza uma programação toda especial para marcar a data dentro da Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

As atividades dessa semana se destacam por realizar uma extensa programação que reunirá também os atores da Rede de Defesa e Proteção da Criança e do Adolescente como, Judiciário, Conselho Tutelar e os serviços municipais que atendem crianças vítimas de violência sexual. 

De acordo com a secretária de Educação, Marli Franco, o evento tem por objetivo promover ações de conscientização em relação à temática nas escolas municipais de Viçosa, capacitando os educadores para a identificação de casos e encaminhamento para a rede de proteção.

A programação da Semana conta com uma solenidade de abertura, nesta segunda-feira, 16, às 19h, no Salão Nobre Professor Arduino Bolivar, do Centro Administrativo Municipal Prefeito Antônio Chequer, e uma palestra com a participação da Promotora de Justiça da Infância e Juventude, Liliane Kissila e com os professores da Universidade Federal de Viçosa, Bruno Tavares, pesquisador em redes de proteção para infância e adolescência, e Maria Côrtes, conselheira municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento terá transmissão ao vivo para os educadores, profissionais que atuam na proteção dos direitos das crianças e adolescentes e demais interessados na temática. O link para o acesso será divulgado nas redes sociais da Prefeitura e disponibilizado para toda a comunidade Viçosense.

Do dia 17, terça-feira, ao dia 20, sexta-feira, acontecerão atividades de intervenção em todas as escolas públicas do município, restritas aos profissionais que atuam nas escolas. Cada escola terá um dia de evento, com conteúdo adequado ao público e a sua realidade.

18 de Maio

Dezoito de maio é a data instituída, em 2000, para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória, ES.

A Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes conta com os apoios das secretarias municipais de Assistência Social, de Saúde e de Cultura, e do Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Link para participação da Live: Clique aqui

Fonte: Prefeitura de Viçosa

publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade