UFV retoma atividades presenciais da Educação de Adultos
21 de junho de 2022

O Núcleo de Educação de Adultos voltou a atender à comunidade viçosense na casa nº 33 da Vila Giannetti do campus Viçosa. O grupo oferece aulas direcionadas à alfabetização, escolarização e inclusão digital de jovens, adultos e idosos, além de promover a formação docente de licenciandos da UFV, e está com matrículas abertas.

O Nead foi implementado em 1987, com o objetivo inicial de reduzir a taxa de analfabetismo entre os servidores da instituição. Em 2001, passou a disponibilizar vagas para a comunidade viçosense. Essa expansão do público revelou um papel importante da UFV na sociedade, como comenta Rosa Cristina Porcaro, professora do Departamento de Educação e coordenadora do Núcleo: “a Universidade tem uma função social, que não é só ensinar os graduandos, mas é, também, levar à comunidade todo conhecimento que ela tem e produz.”

Os primeiros passos para o retorno das ações presenciais foram a seleção de novos licenciandos para compor o grupo, a formação dos licenciandos recém-chegados e a continuidade da chamada dos alunos matriculados anteriormente. O foco atual é restabelecer a cooperação com órgãos e iniciativas municipais. “Nós tínhamos algumas parcerias, que precisaram ser interrompidas durante a pandemia, como o Programa Jovem do Futuro e o Programa Municipal da Terceira Idade, da prefeitura, e vínculos com as Secretarias de Educação da região. Nesse momento, vamos, aos poucos, retomando esses contatos, já que temos demandas de formação continuada de docentes”, explica Rosa.

Os maiores de 18 anos interessados em participar das aulas ofertadas pelo Nead podem realizar suas matrículas na sede do Núcleo até o dia 30 de junho, das 7h às 12h e das 13h às 15h30. As vagas são para turmas de alfabetização, de preparação para os exames de suplência do primeiro e do segundo segmento do ensino fundamental, de preparação para os exames de suplência do ensino médio e de inclusão digital.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3612-3023. (DTI UFV)

Leia também:

UFV e outras quatro Universidades mineiras estão entre as melhores do mundo

Coluni divulga edital para exame de seleção de 2023

publicidade

publicidade

publicidade