Lira Santa Rita é homenageada na Câmara de Vereadores de Viçosa
1 de julho de 2022

Na noite da quarta-feira (29), aconteceu a Sessão Solene em homenagem aos 100 anos da Banda Lira Santa Rita. O evento ocorreu, em cumprimento ao Requerimento n° 032/2022, de autoria do Vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido), que presidiu os trabalhos. Junto a ele, na Mesa Diretora, estiveram o Prefeito de Viçosa Raimundo Nonato (PSD) e o Vice Presidente da Lira Santa Rita, Marcelo de Souza. Enquanto a Tribuna de Honra foi composta pelos membros presentes da banda, a Secretária Municipal de Assistência Social e ex-Presidente da Casa Legislativa, Vera Saraiva e o Secretário Municipal de Fazenda, Dionísio Márcio de Souza. Os parlamentares Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), Marcos Fialho (sem partido) e a Vereadora Vanja Honorina (PSD) também prestigiaram a sessão.

Antes de iniciar os trabalhos, a banda foi agraciada com um vídeo de homenagem aos 100 anos, ao som do Hino de Viçosa. Logo após o Presidente da Sessão, Vereador Rogério, justificou a homenagem dizendo que se sente muito honrado em poder homenagear um patrimônio da cidade de Viçosa. E reforçou a importância da equipe, ao retratar sua história passando pelos trabalhos realizados e seu impacto na sociedade, “além de tirar as crianças da cidade do crime e das ruas, a banda não perdeu seu propósito e se faz presente há mais de 100 anos nas festividades do Município. Na verdade, eu que me sinto homenageado por vocês”. 

Na ocasião, o Vice-Presidente da Banda, Marcelo de Souza, recebeu em nome dos membros uma placa alusiva, enquanto o Maestro Luiz Gonzaga Balbino recebeu um Certificado de Reconhecimento pelos 50 anos à frente da Lira. Em agradecimento o Maestro reforçou que a banda só permanece ativa pelo empenho dos próprios músicos e que não tem sido fácil mantê-la, mas que no fim sempre é um trabalho muito gratificante. Já Marcelo, agradeceu a Casa Legislativa pela homenagem e reforçou “a Lira precisa de apoio, hoje nossa maior deficiência é a ausência de músicos. Mas mais que isso, nos sentimos reconhecidos, percebemos que nosso esforço sempre vale a pena. Muito obrigado por entender o valor histórico do trabalho, e tenho certeza que mantendo assim, teremos um futuro próspero”. 

Em sua fala, os vereadores se demonstraram fãs do trabalho da banda e além de parabenizá-los afirmaram estar a disposição para ajudar a manter viva a história da Lira. Enquanto a Vereadora Vanja disse que a homenagem serviu como um ponto de partida necessário para valorizar a banda “vamos propagar a palavra da música, doar instrumentos, fazer apresentações e assim melhorar a situação dos músicos da Lira”, afirmou a parlamentar. 

Finalizando a sessão, o Prefeito Raimundo Nonato disse que teve o prazer de acompanhar boa parte da história da Lira e afirmou ser um grande entusiasta da cultura local e que queria trazer isso de volta para o seu mandato, “quando eu assumi, reforcei na cultura que queria a valorização da Lira, do Congado, da Folia de Reis, e eu me sinto feliz em fazer parte deste momento e pode ter a certeza que vamos trabalhar nisso enquanto Poder Executivo”.  

Por Câmara de Vereadores de Viçosa

Veja AQUI outras notícias da Câmara de Vereadores de Viçosa

publicidade

publicidade

publicidade