Minas: Governo recebe delegação japonesa para reforçar relação bilateral com foco econômico, cultural e educacional
9 de agosto de 2023

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, recebeu nesta terça-feira (8/8) o governador da província japonesa de Yamanashi, Kotaro Nagasaki. O encontro celebrou os 50 anos de irmanamento entre as duas regiões, e nele foi assinado novo memorando de entendimentos renovando os laços de irmandade. O secretário-chefe de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro, o cônsul do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba e o presidente da Assembleia Provincial de Yamanashi, Fumio Mizugishi também participaram da solenidade.

A comitiva japonesa foi recepcionada em Belo Horizonte Marcelo Aro, que é secretário-chefe de Casa Civil e o responsável pelas relações internacionais mantidas por Minas Gerais desde a recente reforma administrativa. A pasta objetiva buscar novas parcerias e negociar projetos com outros países, além de representar o estado em missões internacionais.

Bruno Cantini / Ascom Casa Civil

Segundo Aro, a cooperação bilateral entre Brasil e Japão trouxe bons frutos no passado e a renovação do memorando vai ampliar essa parceria.

As prioridades a partir de agora serão o intercâmbio entre jovens por meio das tecnologias de comunicação, intercâmbio esportivo e intercâmbio cultural com foco na promoção de patrimônios mundiais - Marcelo Aro sobre a renovação

Além da assinatura do memorando, a delegação japonesa vai visitar importantes pontos turísticos da capital mineira como a Lagoa da Pampulha e o Mercado Central, além da cidade histórica de Ouro Preto. 

Histórico de resultados da Parceria

O acordo com Yamanashi foi assinado no dia 25 de julho de 1973 e era voltado, inicialmente, para o setor econômico - com foco na indústria e comércio. Desde então foram desenvolvidos projetos e ações conjuntas entre Minas e Japão de grande relevância, como programas de intercâmbio e de treinamento.

Reprodução: Portal MG

Um exemplo foi a doação de cerca de 3 milhões de ienes para auxiliar na recuperação das áreas afetadas pelo desastre de Brumadinho. Outro foi o “Programa de Treinamento no Japão para Governos Locais - LGOTP”,  oferecido pela província a cidadãos e servidores do Estado de Minas Gerais.

publicidade

publicidade

publicidade