tecnoPARQ recebe startups de programa de aceleração de startups
10 de agosto de 2023

Nos dias 03 e 04 de agosto, quinta e sexta-feira respectivamente, o tecnoPARQ recebeu 17, das 110 startups selecionadas para o Seed, um programa de aceleração de startups para empreendedores do mundo todo que queiram desenvolver seus negócios em Minas Gerais. Trata-se de uma iniciativa do governo do Estado de Minas Gerais, mantida unicamente com recursos públicos que busca  potencializar a interação, as redes e a transferência de conhecimento e habilidades entre empreendedores apoiados e o ecossistema local, nacional e mundial.

Este ano a aceleração do Seed Gov adotou um formato híbrido, com a predominância de atividades online, mas também incluindo momentos e eventos presenciais em espaços promotores de inovação em diferentes regiões do estado. As cidades selecionadas para serem parceiras do Seed são: Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Viçosa, Juiz de Fora, Montes Claros, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí e Governador Valadares.

A proposta de levar o Seed Gov para outras cidades tem como objetivo principal fomentar a interiorização, integração e interação das startups com outras regiões do estadofortalecendo assim o ecossistema empreendedor também no interior de Minas Gerais.

O Seed no tecnoPARQ

Na quinta-feira pela manhã, os empresários e empreendedores do Seed, foram recebidos pela coordenadora do tecnoPARQ, Jucélia Lopes, no “tecnoPARQ de Portas Abertas.” Na ocasião, além de conhecerem toda a infraestrutura do Parque Tecnológico de Viçosa, os participantes do Seed, conheceram os principais programas e serviços ofertados pelo tecnoPARQ às startups e empresas de base tecnológica que fazem parte da sua comunidade. Já a tarde, rolou muita interação em uma dinâmica para que as startups pudessem se conhecer, além de se interarem das soluções que cada uma entrega ao mercado, bem como, compartilharem os desafios enfretados por elas.

No segundo dia de encontro presencial, rolou muita interação com importantes atores do ecossistema empresarial de Viçosa. O tecnoPARQ, além dos empresários participantes do Seed recebeu a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Viçosa, Rita de Cássia Fialho Rodrigues; do CEO Cientec Aceleradora, Paulo Márcio de Freitas; da Analista do SEBRAE/Viçosa, Patrícia Souza; a representante da casa do empresario e CDL jovem, Fernanda Oliveira. No decorrer da programação do dia,  o CEO da Maxbot, empresa graduada pelo tecnoPARQ, Rômulo Balga, palestrou para os convidados, além da interação com o Secretário do Departamento Municipal de Cultura, Desporto e Turismo da Prefeitura Municipal de Coimbra e CEO Move Your Body, Ederley Emanuel Souza.

próximo encontro presencial das 17 startups do Programa Seed aqui no tecnoPARQ está previsto para os dias 17 e 18 de agosto. A equipe do Seed para a cidade de Viçosa é composta por Fabrício Leão, Líder de Aceleração e Rayane Nogueira, Agente de Aceleração.

Sobre o O Seed – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development 

O Seed foi um dos primeiros programas de aceleração de startups do Brasil e hoje é o maior programa de inovação aberta para o setor público do país. Nesta edição, o projeto apoia quase metade do número de startups que já foram assistidas pelo Seed nos últimos dez anos, o que representa 45% do número total. Além disso, esta é a primeira vez que o Governo de Minas leva o Seed MG para o interior, contemplando todas as regiões do estado. Essa novidade vai possibilitar que empreendedores de todas as partes de Minas possam apresentar seus projetos e receber incentivos importantes para a inovação.

Os participantes do programa de aceleração passam por seis meses de atividades intensas, que incluem mentorias personalizadas, eventos e difusão, entre outras, que contribuem para fortalecer suas características empreendedoras e seus projetos. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDE, o Seed é parte do Acelera Minas, uma série de iniciativas governamentais, parcerias e rede de networking que busca impulsionar o desenvolvimento de negócios inovadores e fortalecer a cultura empreendedora no Estado.

Assim como na edição anterior, a ação prioriza projetos de soluções tecnológicas voltadas para mitigar desafios de órgãos públicos estaduais e estabelece uma relação de benefícios mútuos, pois permite que startups tenham acesso a recursos públicos, ao mesmo tempo que impulsiona a eficiência estatal e reduz a burocracia governamental.

O programa de aceleração também traz melhorias significativas, como o aumento no número de vagas para startups, que passou de 59 para 110 empresas. Além disso, há um aumento no número de desafios públicos e um incremento no valor do apoio financeiro, que agora será de R$100 mil, em comparação aos R$80 mil oferecidos na Edição Especial. Essas mudanças visam impulsionar ainda mais o potencial empreendedor e promover um ambiente propício para o crescimento e o sucesso das empresas participantes.

DIVULGAÇÃO TECNOPARQ

publicidade

publicidade

publicidade