Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Vereadores aprovam Projeto de Lei que institui Política Municipal de Proteção aos Direitos da Pessoa com TEA
27 de setembro de 2023

Vereador Rogério Fontes (Tistu) lidera iniciativa que visa fortalecer direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na última terça-feira (26 de setembro), durante a reunião ordinária, o Projeto de Lei (PL) nº 044/2023 foi aprovado em definitivo na Câmara Municipal de Viçosa. O PL, de autoria do Vereador Rogério Fontes (Tistu), sem partido, tem como principal objetivo instituir a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa medida busca oferecer uma estrutura legal sólida para guiar os serviços e programas destinados às pessoas com TEA, abrangendo áreas como educação inclusiva, acesso à saúde, promoção de habilidades sociais, capacitação profissional e inclusão no mercado de trabalho.

A criação desta política municipal representa um passo significativo para garantir uma vida mais digna e inclusiva para as pessoas com TEA em Viçosa. Ela estabelece diretrizes essenciais que irão beneficiar diretamente essa comunidade, proporcionando-lhes acesso a oportunidades que antes eram limitadas.

No documento que justifica o projeto, Tistu enfatiza a importância dessa iniciativa: "A criação dessa política municipal proporciona um arcabouço legal claro e consistente para orientar os serviços e programas direcionados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Ela estabelece diretrizes para a educação inclusiva, o acesso à saúde, a promoção de habilidades sociais, a capacitação profissional e a inclusão no mercado de trabalho."

Durante a reunião ordinária, Amanda Barbosa, presidente da Associação de Autistas, Pais de Autistas e Neurodivergentes (ASPEN), usou a Tribuna Livre para elogiar o PL e ressaltar a importância do envolvimento da comunidade nas decisões políticas. Ela destacou: "Esse projeto de Lei é o retrato da participação popular. Agradeço a esta Casa pela oportunidade de fazer com que todas as pessoas que são afetadas por uma Lei, participem dela."

Amanda também mencionou que o projeto abrange os direitos básicos das pessoas com autismo e esclarece de forma transparente as consequências e sanções para aqueles que violarem a legislação. Ela finalizou sua fala ressaltando a relevância desta Lei, especialmente em um município onde o acesso à educação inclusiva é precário.

A aprovação unânime do Projeto de Lei agora o encaminha para a sanção do Prefeito Raimundo Nonato, do PSD. Caso sancionada, esta legislação terá um impacto significativo na vida das pessoas com TEA em Viçosa, proporcionando-lhes um ambiente mais inclusivo e garantindo o respeito aos seus direitos fundamentais. A Câmara Municipal espera que essa iniciativa sirva como um exemplo inspirador para outras jurisdições que buscam promover a inclusão e a igualdade para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Fonte: Câmara de Vereadores