Aspen promove Simpósio de Inclusão de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista em Viçosa
8 de maio de 2024

Em decisão divulgada em março deste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) conclui ser abusiva a recusa de cobertura de sessões de psicopedagogia, equoterapia e musicoterapia prescritas para o tratamento de menor com Transtorno do Espectro Autista por operadoras de planos de saúde. Portanto, passou a ser obrigatório a cobertura desses procedimentos pelos convênios.

A Associação de Autistas e Pais de Autistas de Viçosa (Aspen) precedeu o entendimento do STJ e já oferece, desde 2023, abordagem terapêutica nestas áreas, tendo beneficiado entre julho de 2023 e março de 2024 aproximadamente 80 famílias.

No último mês de abril, a Aspen promoveu, no auditório do Prédio da Agronomia da Universidade Federal de Viçosa, o 2º Simpósio Mineiro de Inclusão de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, evento que reuniu cerca de 400 profissionais das redes pública e particular de Educação e da Saúde. Estiveram presentes representantes dos municípios de Viçosa, São Miguel do Anta, Ponte Nova e Visconde do Rio Branco.

A programação constou de várias palestras e mesas redondas como Desafios na Educação; Comunicação Alternativa; Desenvolvimento Motor e Cognitivo; Desafios no Diagnostico; Terapia Alternativa, e Diagnostico Tardio.

Para a presidente da Aspen, a realização do 2º simpósio foi sucesso total e de extrema importância para o amplo debate e tomada de decisões. “Permanecemos firmes no objetivo de construir um novo olhar sobre o autismo, tratando sempre de métodos e abordagens terapêuticas atuais e políticas de inclusão social”, disse.

Informações por PMV