Na última semana, as três turmas de Danças Urbanas do Centro Experimental de Artes (CEA), projeto vinculado à Secretaria de Cultura, se classificaram para o Festival Internacional de Hip Hop (FIH2). Este é um dos maiores festivais do segmento na América Latina.
Durante o evento Conexão Hip Hop da Secretaria de Cultura, as turmas Intermediária e Avançada de Danças Urbanas do CEA, V8 e Na Manha Crew, conquistaram o primeiro lugar de suas categorias no Festival de Danças Urbanas. Já turma Iniciante (Base Urbanas) do projeto, por sua vez, surpreendeu os jurados e emplacou o segundo lugar da modalidade Sênior, ficando atrás somente da V8.
O resultado do Conexão Hip Hop foi uma predição do que viria a seguir, já que com as filmagens de suas aclamadas apresentações no Festival de Danças Urbanas, os grupos do CEA puderam se inscrever para o Festival Internacional de Hip Hop e todas as três foram classificadas.
Com a coreografia “Feeling Good”, dos professores Hellen Priscila e Filipe Fil, a turma Base faz parte dos aprovados da categoria Sênior, na modalidade “Mostra”, não-competitiva. Já a V8 Crew, selecionada para o FIH2 pela quarta vez, integra a lista da competição Sênior com a montagem “Jihad”, do professor Cleison Lana. Na Manha Crew, em sua sétima aprovação no evento, foi classificada para a competição Avançada com a coreografia “Inanição”, idealizada por Fil e seus alunos.
O FIH2 acontece entre os dias 5 e 7 de julho na cidade de Curitiba, no Paraná. Neste ano, além dos workshops e das apresentações de dança, o evento conta com uma premiação de R$ 50 mil para o grupo com a maior média dentre as coreografias apresentadas.
Informações por Secult