Dia Mundial do Meio Ambiente: Parque do Cristo revela mascote e ação com escola Dr. Januário
5 de junho de 2024

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em Viçosa com eleição de mascote do Parque do Cristo e visitação de escolas à unidade de conservação em desenvolvimento na cidade.

Neste 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em 2024, a Organização das Nações Unidas (ONU) propõe “acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação”. Sob o slogan "Nossa terra. Nosso futuro. Nós somos a #GeraçãoRestauração", muito temos a fazer para recuperar nossos ecossistemas.

Em Viçosa, uma das iniciativas que buscam melhor o ecossistema e qualidade de vida na cidade é a ação de recuperação da Mata Atlântica no Parque do Cristo em Viçosa, um dos biomas mais desmatados e escassos no país.

Nesta data comemorativa, o Parque divulga a coruja- buraqueira como o animal mais votado dentre as candidatas à mascote da instituição. A coruja recebeu 900 dos 1372 votos totais e foi a vencedora disparada.

Naíla Fernandes/ISAVIÇOSA/PNMCR
Por Ana Cibelle Prado/ISAVIÇOSA/PNMCR

A campanha de eleição foi aberta no último dia 13 de maio e seguiu até a segunda-feira, 3 de junho. No dia 4, foi feita a apuração dos votos e hoje, 5 de junho, o Parque Natural Municipal do Cristo Redentor (PNMCR) anuncia o resultado. 

Segundo a organização, a participação da comunidade viçosense foi muito significativa, principalmente das crianças. Isto porque o grande objetivo da campanha foi chamar a atenção para a importância da participação social nas diversas ações que estão sendo desenvolvidas para a implementação da unidade de conservação. 

Visita das Escolas

Além do resultado da votação do mascote, outra ação para celebrar o Dia do Meio Ambiente é a visitação que ocorrerá nesta quinta (06), pela manhã, de turmas da Escola Municipal Doutor Januário de Andrade Fontes. O encontro será destinado a discutir a importância da preservação e desenvolvimento de atividades lúdicas que envolvem o manejo de elementos naturais para realização de artes, brincadeiras e afins.