Vereadora convoca audiência pública para tratar sobre impactos causados pelas greves em Viçosa
6 de junho de 2024

Foi solicitado, pela Vereadora Jamille Gomes (PT), uma audiência pública, via requerimento nº 027/2024, que aconteceu na última terça-feira (4) para tratar assuntos relacionados aos impactos à população de Viçosa, causados pelas greves na Rede Municipal de Educação e também da greve dos servidores da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

De acordo com a vereadora, essa sessão foi solicitada pelo Comando Local de Greve. Ela ainda falou que “Sabemos que Viçosa tem uma dinâmica econômica que gira muito em torno da presença dos estudantes, servidores, técnicos, docentes e demais trabalhadores (...) por isso, a gente traz o debate também para saber como está essa questão da greve tanto em Viçosa, mas também no contexto nacional”.

Porém, a greve da Universidade não foi o único assunto tratado no local, a parlamentar ainda complementou falando um pouco sobre a greve dos professores da Rede Municipal de Educação, que teve fim no último dia 15. “Encerrou-se a greve mas não se encerrou a luta, por isso convidamos o Sind-ute pra trazer perspectivas com relação a greve Municipal. Então nesse contexto a gente vai discutir tanto os impactos da greve na UFV, a nível federal, mas também a greve no Município que se encerrou, mas que a gente queria entender o contexto" completou Jamille.

Além das falas da vereadora, alguns outros convidados compuseram o local e falaram um pouco sobre como a luta está ocorrendo, são eles: representando a ASPUV (Associação dos Professores da Universidade Federal de Viçosa), Antônio José Natali e Renata Rena Rodrigues, ambos professores; representando a ASAV (Associação dos Servidores da UFV), Erly Rosa, que é técnico administrativo; e representando o Sind-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação), o Professor Paulo Grossi.

Os convidados tiveram seus devidos tempos de fala e destacaram temas e assuntos como o fato dos professores estarem sem reajustes há cerca de 8 anos, a defasagem de 34% no reajuste salarial dos servidores e também a recomposição orçamentária para as Universidades Públicas. Além dos mais, alguns deles ainda destacaram a importância da UFV para a cidade de Viçosa, principalmente no setor econômico.

Informações: Câmara Municipal de Viçosa