Prefeitura realiza revitalização da Estaçãozinha do Silvestre
3 de julho de 2024

Na tarde da última segunda-feira (1), foi inaugurada, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, a revitalização da Estação Ferroviária do Silvestre, que é um dos bens tombados pelo município. Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Raimundo Nonato Cardoso, seu secretariado, a equipe da Secretaria de Cultura e representantes da comunidade de Silvestre.

A revitalização da Estação foi possível graças a recursos do ICMS Patrimônio Cultural, programa estadual de incentivo à preservação do patrimônio cultural, que repassa recursos financeiros para os municípios que pontuam promovendo ações efetivas e relevantes para preservar seu patrimônio. Com os incentivos incluídos no Fundo Municipal de Patrimônio Cultural, o Departamento de Patrimônio Histórico, junto ao Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental, delibera sobre a aplicação dos recursos disponíveis.

Revitalizada, a Estaçãozinha de Silvestre poderá receber projetos diversos, como oficinas, feiras, mostras, cursos profissionalizantes, audiências públicas, assembleias comunitárias, entre outros. O espaço conta com um salão amplo, banheiros, copa, rampas de acesso e uma estrutura aprimorada para atender a comunidade.

Estação Ferroviária de Silvestre

A ferrovia chegou a Viçosa em 1884, com o objetivo principal de escoamento da produção de café e de alguns minerais. A princípio, a linha não passava por Silvestre, mas por influência de um dos sócios da fábrica de tecidos instalada na região, familiar do ex-presidente Arthur Bernardes, a trajetória da ferrovia foi alterada, cortando o bairro e acompanhando a rodovia por longos trechos. A partir disso, foi construída a Estação Ferroviária de Silvestre. A localização próxima à fábrica facilitava a chegada de matéria prima e o escoamento da produção, além de abrigar os passageiros que transitavam pela região.

Em 2001, a Prefeitura de Viçosa reconheceu a Estação Ferroviária de Silvestre como patrimônio material, através do Decreto nº 3.582/01.

Informações: Prefeitura Municipal de Viçosa