SAAE, Viçosa
SAAE anuncia que irá implantar o Programa Papel Zero
8 de julho de 2024

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Viçosa anunciou na última semana que irá implantar o Programa Papel Zero da Agência Nacional de Águas (ANA), um marco na modernização da gestão documental e na promoção da sustentabilidade. 

Lançado em janeiro de 2015, o Programa Papel Zero da ANA tem revolucionado a forma como documentos e processos são tratados no âmbito federal, priorizando o uso de meios digitais e reduzindo drasticamente a necessidade de papel.

A ANA é pioneira na gestão de documentos digitais entre os órgãos federais, sendo a primeira a cumprir um ciclo completo de recebimento, produção e envio de documentos em formato digital. Esse avanço significativo já foi consolidado no Relatório de Atividades da Secretaria Geral de 2016, apresentado na 634ª Reunião da Diretoria Colegiada.

Com a adesão ao Programa Papel Zero, o SAAE Viçosa se une a essa iniciativa, trazendo para a cidade os benefícios de uma gestão documental mais eficiente e sustentável. A implementação do Protocolo Eletrônico (e-Protocolo) permitirá aos usuários enviar documentos digitais sem a necessidade de documentos físicos, facilitando e agilizando os processos administrativos.

Outro passo importante é a integração do sistema e-Carias, que viabiliza o envio digital de documentos para expedição pelos Correios, reduzindo ainda mais o uso de papel. A ANA, por exemplo, já conseguiu eliminar 6,4 toneladas de papel, refletindo um compromisso sério com a sustentabilidade e a eficiência operacional.

Informações: SAAE