UFV
Grupo de Estudos do curso de Direito da UFV é premiado em competição internacional
10 de julho de 2024

O Grupo de Estudos em Sistema Interamericano de Direitos Humanos da UFV (GeSidh/UFV) conquistou o prêmio de 2º Melhor Memorial pelo Estado em Português na Interamerican Human Rights Moot Court Competition (IAMOOT). A tradicional competição de julgamentos simulados é promovida anualmente pela Washington College of Law, da American University, nos Estados Unidos.

A equipe da UFV foi composta pela professora do curso de Direito Roberta Guerra, na função de técnica, e pelos estudantes de graduação em Direito Augusto de Souza Ramos e Eduarda Gontijo Gonzaga, como competidores, e Isadora de Melo e Isabella Maria Machado Vieira, como observadoras.

Este ano, a IAMOOT teve como tema Proteção e garantia dos direitos humanos em ambientes digitais, e contou com a participação de 41 universidades de diversos países dos continentes americano e europeu. Os estudantes debateram o tema por meio de um memorial escrito e de argumentos orais apresentados diante de especialistas que atuam como a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

A competição é trilíngue (inglês, espanhol e português), estabelecida para treinar estudantes de Direito no uso do sistema legal interamericano como um fórum legítimo para a reparação de violações de direitos humanos. Desde seu início, em 1995, já treinou mais de 4.800 estudantes e professores de mais de 360 universidades nas Américas.

A participação do GeSidh nesta edição da IAMOOT contou com o apoio institucional da Caixa de Assistência aos Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Minas Gerais, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Pró-Reitoria de Ensino, do Departamento de Direito e das doações recebidas de amigos, familiares e ex-alunos do curso de Direito da UFV.

Informações: UFV