UFV e Tecnoparq ganham força em Inovação e Empreendedorismo   id class="brz-css-t0_Tw brz-wrapper">
UFV e Tecnoparq ganham força em Inovação e Empreendedorismo  
6 de julho de 2023

O Ciclo Empreendedor Universitário (CEU) e a Universidade Federal de Viçosa, por meio do Parque Tecnológico de Viçosa (Tecnoparq), firmaram acordo de cooperação técnica com o intuito de promover a inovação tecnológica e o empreendedorismo acadêmico. 

O objetivo é criar programas conjuntos, ferramentas e atividades de apoio que ajudem a comunidade acadêmica e os empresários das empresas e dos projetos a se desenvolverem no mercado nacional e internacional. O intuito é permitir uma cooperação frutífera, trazendo aos empreendedores a chance de encontrar parceiros tecnológicos, estabelecer projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) e buscar novos investidores.  

Entre as atividades e programas, haverá, por exemplo, a possibilidade de oferecer intercâmbio de profissionais das Instituições; elaboração de atividades conjuntas de pesquisa, inovação e empreendedorismo; participação em seminários, workshops e eventos. Haverá ainda a possibilidade de participação conjunta em cursos internacionais de treinamento; troca regular de informações e consultas mútuas sobre desenvolvimento e investimento em startups, além de programas de aceleração e incubação cruzados, etc.   

Para a professora Adriana Ferreira de Faria, Diretoria Executiva do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), a parceria estabelecida com o Ciclo Empreendedor Universitário- CEU possibilitará somar forças em prol da criação, desenvolvimento e atração de novas empresas de base tecnológica, por meio do estímulo ao empreendedorismo universitário e a interação universidade-empresa.  

Segundo Amanda Eloi, sócia-fundadora do CEU, a UFV e o Tecnoparq são uma referência nacional no que tange Empreendedorismo e Inovação, é uma instituição que vivencia a prática. “Estarmos vinculados através desse acordo, é uma grande oportunidade para promover, fortalecer e desenvolver as iniciativas empreendedoras”. 

- O nosso objetivo, como instituição privada, é colaborar com o conhecimento do mercado de trabalho aliado ao conhecimento acadêmico para que todos os envolvidos possibilitem o desenvolvimento de projetos, ideias e negócios que beneficiem o desenvolvimento econômico – ressalta Amanda.  

Assinatura  

Publicado já em Diário Oficial da União, o acordo de Cooperação Técnica tem como representantes responsáveis pela coordenação dos projetos: Amanda Eloi da Silva, Sócia-administradora pelo Ciclo Empreendedor Universitário (CEU), e Adriana Ferreira de Faria, Diretoria Executiva do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev). 

Ciclo Empreendedor Universitário e Universidade de Viçosa firmam parceria - Imagem: Reprodução

publicidade

publicidade

publicidade