Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Viçosa recebe neste domingo oficina e show do grupo Samba Chula Filhos de Oyò
25 de abril de 2025

Evento integra a tradicional Festa de São Jorge e celebra o samba de raiz do Recôncavo Baiano

Viçosa, MG — No próximo domingo, 27 de abril, Viçosa recebe duas atividades culturais gratuitas com o grupo Samba Chula Filhos de Oyò, diretamente do Recôncavo Baiano. A programação faz parte da turnê nacional do grupo e está inserida na Festa de São Jorge, tradicional celebração da cidade mineira.

Pela manhã, às 10h, será realizada a “Oficina Samba de Roda e Samba Chula: Vivenciando Tradições”, na Estação Hervé Cordovil. A atividade contará com a presença dos fundadores do grupo, Mestre Plínio e Mestra Joseane, além do contramestre Tommy Souza como convidado especial. A oficina é aberta a todos os públicos e oferece uma imersão nos saberes ancestrais do samba de roda e da capoeira.

À noite, às 20h, o grupo se apresenta com o show “Vivenciando Tradições”, no Espaço Acadêmico Cultural Fernando Sabino, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O repertório inclui cantos e chulas que dialogam com temas como agricultura, religiosidade e ancestralidade afro-indígena brasileira, conectando o público às raízes do samba tradicional.

As atividades fazem parte do Circuito Funarte de Música Pixinguinha 2023, projeto que visa democratizar o acesso à música e valorizar expressões culturais brasileiras.


Sobre o grupo Samba Chula Filhos de Oyò

Fundado em 2013, na cidade de Camaçari (BA), pelos mestres Plínio Roberto e Joseane Batista, o grupo reúne 12 integrantes entre tocadores e sambadeiras de diferentes gerações. A iniciativa foi inspirada nos ensinamentos do mestre João do Boi, figura histórica do samba de roda.

O Samba Chula Filhos de Oyò já foi reconhecido por diversos projetos culturais, como o Samba Tabuleiro, o Samba na Praça Maria Eulina e o Samba Chula nas Praças, este último com circulação na cidade de origem do grupo.


Programação – Domingo, 27 de abril

📍 Estação Hervé Cordovil
🕙 10h – Oficina “Samba de Roda e Samba Chula: Vivenciando Tradições”
Com Mestre Plínio, Mestra Joseane e Contramestre Tommy Souza

📍 UFV – Espaço Acadêmico Cultural Fernando Sabino
🕗 20h – Show com Samba Chula Filhos de Oyò: “Vivenciando Tradições”

🎟️ Ambos os eventos são gratuitos e abertos ao público de todas as idades.