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CGU abre consulta pública para aprimorar o Fala.BR
8 de maio de 2025

Cidadãos podem enviar sugestões para aprimorar a Plataforma Fala.BR, ferramenta de ouvidoria do governo federal utilizada pela UFV.

A Controladoria-Geral da União (CGU) iniciou uma consulta pública com o objetivo de coletar sugestões para melhorias e ajustes na Plataforma Fala.BR, sistema unificado de ouvidoria e acesso à informação do governo federal, utilizado inclusive pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). A participação da sociedade civil estará aberta até o dia 16 de maio de 2025.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Nacional de Acesso à Informação e Ouvidoria-Geral da União, busca tornar a Plataforma Fala.BR mais acessível e eficiente, atendendo de forma mais completa às necessidades dos cidadãos. As contribuições devem ser realizadas exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível na Plataforma Participa + Brasil.

De acordo com a CGU, as sugestões enviadas serão públicas, exceto aquelas que contiverem dados pessoais protegidos por lei. Ao final do processo consultivo, todas as contribuições estarão disponíveis para consulta. A CGU incentiva especialmente os cidadãos que já utilizaram o sistema Fala.BR a participarem, compartilhando suas experiências e sugestões para o aprimoramento da ferramenta.

A Plataforma Fala.BR, desenvolvida pela CGU, permite que cidadãos encaminhem pedidos de acesso à informação, denúncias, reclamações, sugestões, elogios e outras manifestações de maneira organizada e eficiente. Por meio do sistema, é possível estabelecer contato com órgãos federais e instituições de diferentes níveis de governo. Os usuários podem acompanhar os prazos de suas solicitações, visualizar as respostas recebidas, apresentar recursos e registrar reclamações, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e a Lei de Proteção e Defesa dos Usuários de Serviços Públicos.

A consulta pública representa uma oportunidade para a sociedade civil influenciar o desenvolvimento de um importante instrumento de participação e controle social. As contribuições dos usuários podem auxiliar na identificação de pontos de melhoria e na adaptação da plataforma às demandas da população. A CGU reforça a importância da participação de todos para o fortalecimento dos mecanismos de transparência e acesso à informação no Brasil.

A UFV, como usuária da Plataforma Fala.BR, também se beneficia de um sistema de ouvidoria e acesso à informação eficiente e alinhado às necessidades da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. A participação na consulta pública pode contribuir para que o sistema atenda ainda melhor às demandas locais.

Informações: UFV