segunda-feira, 15 de junho de 2026
Urgente
Câmara de Viçosa homenageia juízas e destaca presença feminina à frente da ComarcaGoverno de Minas autoriza início do processo para construção da nova ponte sobre o Rio São João, em IgaratingaGoverno de Minas transfere capital para Divinópolis, primeira cidade a alcançar nível máximo em Liberdade EconômicaGoverno de Minas anuncia mais de R$ 2,6 milhões para a Santa Casa de Formiga adquirir equipamento de ressonância magnéticaGoverno de Minas anuncia mais de R$400 milhões em obras e projetos de infraestrutura rodoviária para o Centro-Oeste do EstadoGoverno de Minas entrega obras de Unidade Básica de Saúde em Cana VerdeEscolas estaduais de Minas transformam a Copa do Mundo em aprendizadoGoverno de Minas autoriza início do processo para construção da nova ponte sobre o Rio São João, em IgaratingaCâmara de Viçosa homenageia juízas e destaca presença feminina à frente da ComarcaGoverno de Minas autoriza início do processo para construção da nova ponte sobre o Rio São João, em IgaratingaGoverno de Minas transfere capital para Divinópolis, primeira cidade a alcançar nível máximo em Liberdade EconômicaGoverno de Minas anuncia mais de R$ 2,6 milhões para a Santa Casa de Formiga adquirir equipamento de ressonância magnéticaGoverno de Minas anuncia mais de R$400 milhões em obras e projetos de infraestrutura rodoviária para o Centro-Oeste do EstadoGoverno de Minas entrega obras de Unidade Básica de Saúde em Cana VerdeEscolas estaduais de Minas transformam a Copa do Mundo em aprendizadoGoverno de Minas autoriza início do processo para construção da nova ponte sobre o Rio São João, em Igaratinga

Programa “Cidade Saúde” é apresentado na Câmara de Viçosa

Programa “Cidade Saúde” é apresentado na Câmara de Viçosa

Executivo detalha plano que prevê informatização, integração com universidades e ações de atenção primária

Na sessão ordinária de segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Viçosa recebeu a apresentação do programa “Viçosa: Cidade Saúde”, nova política pública da saúde municipal. A iniciativa foi detalhada pelo vice-prefeito Sérgio Lopes, pelo secretário de Saúde Marcos Alexandre de Freitas Vieira e pela secretária-adjunta Vanessa Amaral, a convite da vereadora Jamille Gomes.

O programa tem como meta transformar Viçosa em referência nacional e internacional em bem-estar e longevidade até 2029. Para isso, prevê um sistema de saúde integrado e sustentado em pesquisa, ensino, extensão e assistência. A proposta conta com contrato de comodato firmado com o IAG Saúde, sem custos diretos para a Prefeitura.

Entre as principais medidas está a implantação da plataforma Valor Saúde by DRG Brasil, baseada em inteligência artificial, que permitirá acesso rápido ao histórico do paciente. A ferramenta deve reduzir repetições de exames e facilitar diagnósticos mais precisos.

Segundo o secretário de Saúde, o plano inclui ainda reorganização da rede de atenção primária, contratação e qualificação de profissionais e integração com a Universidade Federal de Viçosa e outras instituições de ensino. A meta é garantir especialistas em saúde da família em todas as unidades de atenção básica.

A secretária-adjunta destacou ações já em andamento, como a presença de equipes da Estratégia Saúde da Família em feiras e bairros. O contrato de comodato tem duração inicial de cinco anos, prorrogáveis, monitorado por indicadores e pesquisas.

Durante a sessão, vereadores questionaram pontos do programa. Houve dúvidas sobre comunicação entre unidades, práticas integrativas e o uso da inteligência artificial. O Executivo explicou que a IA terá caráter de apoio e não substituirá decisões médicas, e que a integração entre unidades será solucionada pela plataforma.

O presidente da Câmara, Robson Souza, encerrou a reunião ressaltando o papel do Legislativo no acompanhamento da execução.

Informações: PMV