segunda-feira, 8 de junho de 2026
Urgente
Governo de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em ViçosaGoverno de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em Viçosa

Secretário de Saúde de Viçosa esclarece falhas em mutirão de catarata e apresenta dados sobre atendimentos

Secretário de Saúde de Viçosa esclarece falhas em mutirão de catarata e apresenta dados sobre atendimentos

Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Viçosa, realizada na segunda-feira (13), o secretário municipal de Saúde, Marcos Alexandre de Freitas Vieira, e a secretária adjunta Vanessa Amaral participaram do Grande Expediente para prestar esclarecimentos sobre o mutirão de cirurgias de catarata realizado em 23 de agosto no Hospital São João Batista.

A convocação foi feita por meio do Requerimento nº 79/2025, de autoria do vereador Omar Gilson de Moura Luz (UNIÃO). O parlamentar buscava informações sobre os transtornos ocorridos no dia do mutirão, além de dados atualizados sobre o programa de cirurgias eletivas.

Segundo o secretário, o mutirão foi organizado pelo Hospital São João Batista, com apoio da Secretaria de Saúde, e previa o atendimento de cerca de 40 pacientes. No entanto, um contratempo técnico impediu a realização da maioria dos procedimentos. Apenas quatro cirurgias foram realizadas no dia.

Marcos Alexandre informou que, na segunda-feira seguinte, os pacientes foram reorganizados e, até a quarta-feira, todos passaram pelos procedimentos em Ubá, com a médica responsável pelo mutirão.

Os vereadores presentes destacaram os avanços recentes da pasta. Marco Cardoso (PRD) apontou a redução no tempo de espera por cirurgias e o aumento das parcerias hospitalares. Ronildo Ferreira (PSD) lembrou que a fila por cirurgias de catarata chegou a ter mais de 600 pessoas em anos anteriores.

O secretário informou que, nos últimos dois meses, foram realizados 108 procedimentos de catarata e que o serviço foi retomado normalmente no Hospital São João Batista.

Vanessa Amaral também apresentou ações do Outubro Rosa, com 25 mamografias diárias no CEAE e até 80 em dias de mutirão. Ela informou que o Novembro Azul terá ações voltadas à saúde do homem e prevenção do câncer de próstata.

Os vereadores Raphael Gustavo (PSD) e Vanja Honorina (UNIÃO) questionaram sobre as campanhas e formas de apoio da Câmara para redução das filas. O secretário reforçou a importância das emendas parlamentares e do envolvimento comunitário.

O presidente da Câmara, Robson Souza (PSB), agradeceu a presença dos representantes da Saúde e destacou a importância da cooperação entre Legislativo e Executivo.

Informações: Câmara Municipal de Viçosa