segunda-feira, 7 de setembro de 2026
Urgente

Grupo Impacto prepara espetáculo “In Confidência” inspirado na história de Minas Gerais

Grupo Impacto prepara espetáculo “In Confidência” inspirado na história de Minas Gerais

Nova produção celebra os 16 anos do grupo de dança e une expressões urbanas e tradicionais em obra contemplada pela Lei Aldir Blanc.

O Grupo Impacto de Dança está em fase de criação de seu novo espetáculo, intitulado “In Confidência”, que marca os 16 anos de trajetória profissional da companhia. A obra é o 11º trabalho inédito do grupo e tem como referência o ciclo do ouro, a Inconfidência Mineira e as tradições culturais das montanhas de Minas Gerais.

O espetáculo propõe um diálogo entre diferentes linguagens da dança, como danças urbanas, dança contemporânea e manifestações tradicionais, entre elas o Congado e a Folia de Reis. O objetivo é abordar elementos históricos e culturais que fazem parte da formação da identidade mineira, valorizando as histórias e narrativas populares do estado.

A direção é assinada por Patrícia Lima e Lidiane Jacinto, que conduzem um processo coletivo de criação com o elenco formado por 12 bailarinos: Adriano Ramos, Alex Leko, Cecília Silva, Cleison Lana, Felipe Gonzaga, Hellen Priscila, Jean Carlo do Nascimento, Laura Rodrigues, Leonardo Blessed, Luís Filipe Fil, Rafael Gregório e Sávio Caetano.

O projeto foi contemplado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio do Governo de Minas Gerais. Além da montagem do espetáculo, estão previstas atividades abertas ao público, como ensaios e rodas de conversa, que buscam aproximar a comunidade do processo criativo e das temáticas históricas que inspiram a produção.

Serão realizados dois ensaios abertos com trechos do espetáculo e duas rodas de conversa. O primeiro ensaio está previsto para ocorrer em dezembro. Uma das atividades será direcionada a estudantes de escolas públicas e participantes de projetos socioculturais de Viçosa, enquanto a outra será voltada a estudantes de dança da Universidade Federal de Viçosa, bailarinos e artistas locais.

Com “In Confidência”, o Grupo Impacto reafirma seu compromisso em promover a arte da dança como meio de reflexão sobre a cultura e a memória mineira.