Estudo apresentado pelo Hospital da Baleia analisou a estrutura e os serviços do Complexo Hospitalar de Viçosa e antecede tratativas sobre possível mudança na gestão
O Hospital da Baleia apresentou, nesta quinta-feira (13), o relatório diagnóstico sobre o Complexo Hospitalar de Viçosa. O estudo analisou a estrutura atual e os serviços oferecidos pelos hospitais e identificou desafios e possibilidades para a organização da assistência à saúde no município.
A apresentação foi conduzida por Fábio Patrus, diretor executivo do Hospital da Baleia. Participaram representantes da Prefeitura de Viçosa, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), do Ministério Público, do Hospital da Baleia e da Secretaria Municipal de Saúde.
Entre os participantes estavam o prefeito Ângelo Chequer, o secretário municipal de Saúde, Marcos Vieira, a secretária adjunta de Saúde, Vanessa Amaral, o pró-reitor de Assuntos Comunitários da UFV, Bruno David Henriques, o promotor de Justiça Luís Cláudio Fonseca Magalhães e o procurador-geral do município, Lucas Satlher.
De acordo com o diagnóstico, o complexo hospitalar apresenta desafios relacionados aos serviços e à gestão, além de condições para mudanças na organização da assistência. O estudo também apontou possibilidades de ampliação dos serviços oferecidos à população.
Uma das possibilidades identificadas é a habilitação de novos serviços, incluindo a implantação de atendimentos de alta complexidade. Segundo as informações apresentadas, a ampliação dos serviços pode aumentar a oferta de atendimentos especializados e contribuir para a sustentabilidade financeira dos hospitais.
Após a conclusão do diagnóstico, o processo entra na etapa de tratativas jurídicas sobre as possibilidades e condições para que o Hospital da Baleia assuma a gerência dos dois hospitais que integram o complexo hospitalar de Viçosa.
A instituição informou que pretende formar uma equipe técnica para avaliar e estruturar os próximos passos relacionados à gestão hospitalar. As discussões deverão envolver aspectos jurídicos, administrativos e operacionais.
A apresentação do diagnóstico deu continuidade às discussões sobre alternativas para a rede hospitalar do município. A eventual mudança no modelo de gestão, no entanto, ainda depende da conclusão das etapas jurídicas e administrativas.
Não há, neste momento, formalização da gestão dos hospitais pelo Hospital da Baleia. O processo seguirá com a análise das condições necessárias para uma possível mudança na administração do complexo.

