terça-feira, 6 de outubro de 2026
Urgente

Hemominas realiza nova coleta de sangue na Cidade Administrativa nesta quarta-feira (7/10)

Hemominas realiza nova coleta de sangue na Cidade Administrativa nesta quarta-feira (7/10)

A Fundação Hemominas realiza, nesta quarta-feira (7/10), uma nova ação de coleta de sangue na Cidade Administrativa de Minas Gerais (Camg), em Belo Horizonte. A Unidade Móvel de Coleta Externa estará em frente ao Centro de Convivência, das 9h às 17h, para receber servidores e colaboradores previamente agendados.

A iniciativa dá continuidade à mobilização realizada na última quinta-feira (1/10), quando a unidade móvel também esteve na Cidade Administrativa. As ações buscam ampliar e incentivar a doação voluntária e regular de sangue entre os servidores estaduais.

A proposta é fortalecer a participação dos servidores e criar uma base de doadores recorrentes na Cidade Administrativa.

O agendamento deve ser feito pelo site da Hemominas ou pelo MG App. No sistema, é necessário selecionar “Belo Horizonte” como município, escolher a opção “Unidade Móvel de Coleta Externa”, selecionar a data da coleta e um dos horários disponíveis.

Podem participar servidores e colaboradores lotados na Cidade Administrativa que atendam aos critérios estabelecidos para doação de sangue. A unidade móvel conta com estrutura para triagem e coleta. No atendimento, é necessário apresentar documento oficial com foto. Após a doação, os participantes recebem orientações sobre hidratação e repouso.

Novas ações

A coleta desta quinta-feira (1/10) marca uma programação que prevê novas ações em 25/11, Dia Nacional do Doador de Sangue, e 10 de dezembro. Para 2027, a proposta é estabelecer um calendário mensal de coletas e formar uma base de doadores recorrentes entre os servidores.

Estoques de sangue

Os estoques de sangue da Rede Hemominas estão 33,40% abaixo do nível considerado adequado. Os tipos O negativo, O positivo e A negativo estão em situação crítica. A positivo, B positivo, B negativo e AB negativo estão em alerta, enquanto AB positivo está em nível estável.

Os estoques dos tipos sanguíneos Rh positivo estão 31,99% abaixo do adequado, enquanto os de Rh negativo apresentam déficit de 40,45%.

O número de candidatos à doação também permanece praticamente estável. Em 2019, foram registrados 348.158 candidatos, ante 348.112 em 2025. O cenário reforça a importância de ampliar e fidelizar a base de doadores voluntários e regulares.

A Fundação Hemominas atende a mais de 95% da demanda por sangue e hemocomponentes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais, abastecendo hospitais e serviços de saúde em todas as regiões do estado. Como os estoques variam diariamente, a doação regular é fundamental para garantir o atendimento aos pacientes.


Fonte: Agência Minas