sexta-feira, 26 de junho de 2026
Urgente
Após mudar de carreira, produtora mantém tradição familiar na produção de cachaça em IgarapéGoverno de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisórioComerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BHGoverno de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026Governo de Minas entrega 163 títulos de regularização fundiária a produtores rurais de BocaiuvaSecretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais envia mensagem de texto a proprietários com IPVA de 2026 em abertoCronologia detalha sequência de crimes que deixou cinco mortos em Visconde do Rio BrancoVídeo mostra ação de assassino em supermercado em Visconde do Rio Branco após série de mortesApós mudar de carreira, produtora mantém tradição familiar na produção de cachaça em IgarapéGoverno de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisórioComerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BHGoverno de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026Governo de Minas entrega 163 títulos de regularização fundiária a produtores rurais de BocaiuvaSecretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais envia mensagem de texto a proprietários com IPVA de 2026 em abertoCronologia detalha sequência de crimes que deixou cinco mortos em Visconde do Rio BrancoVídeo mostra ação de assassino em supermercado em Visconde do Rio Branco após série de mortes

Câmara conclui votação da MP da minirreforma trabalhista

Câmara conclui votação da MP da minirreforma trabalhista
Palácio do Congresso Nacional na Esplanada dos Ministérios em Brasília

O plenário da Câmara dos Deputados concluiu hoje (12) a votação da Medida Provisória (MP) 1.045/21, que altera regras trabalhistas e renova programa emergencial criado em razão da pandemia de covid-19. O texto agora segue para análise do Senado.

Os parlamentares aprovaram apenas um dos destaques aos texto, retirando a palavra subsidiariamente de um artigo que tratava de entidades qualificadas para a formação técnico-profissional e que recai sobre as entidades sem fins lucrativos cujos objetivos são assistência ao adolescente e qualificação profissional.

O texto-base da MP foi aprovado na terça-feira (10). Entre outros pontos, a medida renova o programa de redução ou suspensão de salários e jornada de trabalho com o pagamento de um benefício emergencial aos trabalhadores.

As regras valem para quem tem carteira assinada e para os contratos de aprendizagem e de jornada parcial.

A MP, chamada de minirreforma trabalhista, também incluiu entre os temas alterações no programa de primeiro emprego, voltado para jovens entre 18 e 29 anos, no caso de primeira ocupação com registro em carteira. O programa também será aplicado a pessoas com mais de 55 anos sem vínculo formal há mais de 12 meses, nos moldes do programa Carteira Verde e Amarela, proposto pelo governo no ano passado.

A remuneração máxima será de até dois salários mínimos, e o empregador poderá compensar com o repasse devido ao Sistema S até o valor correspondente a 11 horas de trabalho semanais por trabalhador, com base no valor horário do salário mínimo.

No total, a empresa poderá descontar até 15% das contribuições devidas ao Sistema S de aprendizagem (Sesi, Senai, Senac e outros).

A proposta também altera programas de requalificação profissional, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a definição de quem pode contar com gratuidade no acesso à Justiça. Nesse caso, o texto determina que o acesso à Justiça gratuita será apenas para aqueles que tenham renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Para tanto, o trabalhador deverá provar essa condição por meio do comprovante de habilitação no CadÚnico do governo federal para programas sociais.

Com informações da Agência Brasil e Câmara