segunda-feira, 8 de junho de 2026
Urgente
Governo de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em ViçosaGoverno de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em Viçosa

Audiência pública na Câmara de Vereadores de Viçosa debate e explica PL do ‘grau de moto’

Audiência pública na Câmara de Vereadores de Viçosa debate e explica PL do ‘grau de moto’

Uma audiência pública realizada na última segunda-feira (25), debateu o Projeto de Lei, criado pelo vereador Rogério Fontes (Tistu) (PSL), que trata sobre o reconhecimento do Wheeling, mais conhecido como ‘grau de moto’. A audiência contou com a presença de vereadores, membros do executivo e também da população.

Público presente na audiência pública da última segunda-feira (25). (Imagem: Primeiro a Saber)

Nossa equipe de jornalismo acompanhou a audiência e conversou com envolvidos no Projeto. Segundo o desenvolvedor do PL, vereador Tistu, a audiência foi muito proveitosa e que esse é o primeiro passo de toda essa ação realizada.

“Uma audiência muito proveitosa, onde tivemos o apoio do executivo. É um primeiro passo. Primeiro temos que reconhecer o grau como esporte e, posteriormente, criar regras. É o que eles querem. É um projeto polêmico à primeira vista, mas precisa ser bem explicado á população. Hoje vimos mulheres, mães defendendo o projeto para que o filho tenha um local para praticar o esporte. Precisamos lutar junto ao executivo para que o esporte seja reconhecido e tenha um local para tal prática”, afirmou Tistu.

Por outro lado, o vereador criticou e disse ter se decepcionado com a ausência de vereadores que questionaram a audiência e não compareceram. De acordo com ele, quem estava com dúvidas sobre o projeto, deveria estar presente, pois seria útil que eles ouvissem as explicações e a população.

Quem também esteve presente na audiência foi o secretário de Fazenda do município, Dionísio Márcio Irias de Souza, que falou da importância de analisar todo o impacto que tal PL vai causar. Segundo ele, é necessário montar um projeto que atenda as necessidades dos praticantes, mas que mantenha a segurança deles e da população.

“Nesse primeiro momento, queremos apenas fazer com que a prática seja reconhecida como esporte. A segunda etapa precisa ser avaliada mais minuciosamente para atender a necessidade dos praticantes”, afirmou o secretário.

O secretário de Cultura, Thomas ‘Buldog’, que também esteve presente, reiterou o apoio a causa e afirmou que o papel deles, como gestores, é observar as mudanças da população, as novas culturas, novos esportes.

“Esportes que eram marginalizados, como skate, BMX, hoje estão na Olimpiada. Então está se apresentando na nossa comunidade o grau de moto como um esporte muito praticado, então a gente tá com atenção para isso e viemos ouvir as demandas dos praticantes”, pontou Thomas.