Qualquer morador de Viçosa pode procurar a UBS mais próxima de sua casa para fazer parte do grupo contra o uso de cigarro.
Com o intuito de promover a conscientização sobre os malefícios do cigarro e incentivar fumantes a tratarem a dependência, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Viçosa, por meio do Setor de Atenção Primária à Saúde, volta a promover ações em prol da redução da doença e prevenção da iniciação do tabagismo. As ações integram o programa chamado “Grupo de Tabagismo”.
Com as participações do médico da Atenção Primária, Sérgio Augusto de Souza, e da coordenadora do Setor de Atenção Primária à Saúde, Letícia Sales Cardoso, as atividades foram retomadas no último dia 08 de junho com a participação da equipe do NASF III (Núcleo de Apoio à Saúde das Famílias), composta pela assistente Social, Juliana Paula Lopes Mendes, e pela nutricionista, Nathane Pais Siqueira. O NASF III atende as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Santo Antônio I, Santo Antônio II, João Braz, Silvestre, Novo Silvestre, São José do Triunfo e Cachoeira de Santa Cruz.
O Grupo de Tabagismo segue as orientações e protocolos do INCA (Instituto Nacional do Câncer) e do Ministério da Saúde e tem por objetivo apoiar e auxiliar usuários de tabaco que desejam deixar o hábito de fumar.
Participaram do primeiro encontro 17 usuários que se submeterão a tratamento seguido de três meses, com atendimentos esporádicos de manutenção após esse período.
O primeiro passo é a avaliação do grau de dependência, em seguida acontecem as sessões, conforme o manual do Programa de Combate ao Tabagismo.
Qualquer pessoa que queira participar do Grupo de Tabagismo, e que tenha interesse em cessar o hábito de fumar, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de residência.
Fonte: PMV
Leia também: