terça-feira, 9 de junho de 2026
Urgente
Governo de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em ViçosaGoverno de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em Viçosa

Agricultores familiares se reúnem em evento dedicado à produção rural

Agricultores familiares se reúnem em evento dedicado à produção rural

A 1ª Semana da Agricultura Familiar de Viçosa encerrou no último sábado (26); também foi lançado o projeto “Viçosa + Rural”, que tem por objetivo destacar a importância do meio rural na economia do município.

No último sábado, 26/11, na fazenda dos Bhering, na comunidade rural da Paula, foi encerrada a 1ª Semana da Agricultura Familiar de Viçosa e feito o lançamento do projeto “Viçosa + Rural”, que tem por objetivo destacar a importância do meio rural na economia do município.

O projeto “Viçosa + Rural” enfoca, também, a capacitação dos agricultores, promovendo uma melhor interação entre as instituições do setor agropecuário, presentes no município.

Na oportunidade, foram oferecidos cursos de apicultura, avicultura de postura caipira, piscicultura e de picles, além da premiação aos vencedores do 10º Concurso de Café de Qualidade; do 7º Torneio Leiteiro; do 4º Concurso de Horta e do 2º Concurso de Pratos Típicos preparados à base de café e doce de leite. Também está previsto, para os próximos dias, a realização de um Dia de Campo sobre Café e Horta.

Foram oferecidos cursos e capacitações aos participantes – Imagem: Reprodução PMV

A produção de hortaliças, especialmente de folhosas, abastece feiras, programas como PNAE (Programa de Aquisição de Alimentos) e o mercado local. Mais de 100 produtores trabalham na bovinocultura de leite e cerca de 200 lidam com o café, plantação de eucalipto, bovinocultura de corte, milho e feijão, entre outros produtos.

Os vencedores dos concursos foram:

Concurso de café de qualidade – (categoria: café Cereja Descascado)

1º lugar: Paulo Fernando Santana, comunidade rural de São João; 

2º lugar: Miguel Soares Bernardo, comunidade rural de Santa Tereza;

3º lugar: José Roberto da Silva, meio rural do distrito de Cachoeira de Santa Cruz.

Categoria: Café Natural

1º lugar: Eduardo Henrique de Oliveira Costa, comunidade rural da Pedreira;

2º lugar: Paulina Martins Teixeira Teodoro, comunidade rural da Pedreira;

3º lugar: Edinilson Gomes Fialho, comunidade rural da Pedreira.

Torneio Leiteiro – (pesagens do leite pela manhã e tarde – categoria: Novilha de 1ª cria)

1º lugar: Rita de Tôti, da Comunidade rural do Paraíso;

2º lugar: José Mauro do Carmo, comunidade rural de Santa Tereza;

3º lugar: Valdeci Carniato Varizzi, comunidade rural do Paiol.

Vaca (Animal adulto)

1º lugar: Rita de Tôti, da Comunidade rural do Paraíso;

2º lugar: Luís Carlos de Freitas, comunidade da Pedra Redonda;

3º lugar: José Mauro do Carmo, comunidade rural de Santa Tereza.

Concurso de Horta – (avaliação da horta mais bonita, organizada, diversificada e sustentável)

1º lugar: Leandro Magalhães Sabino, comunidade rural do Pinhão;

2º lugar: Maria do Carmo de Freitas, comunidade rural da Caratinga;

3º lugar: Daniel Lopes da Silva, comunidade rural do Coura.

Concursos de Pratos Típicos à base de Café e Doce de Leite

Produtos à base de Café

1º lugar: Tatiana Laurintina Gomes, comunidade rural de Boa Vista – com sorvete de café;

2º lugar: Emidia Santana de Arruda, Comunidade rural do Silêncio – com bolo de café.

Produtos à base de Doce de Leite

1º lugar:  Geralda da Cunha Mafra Cassemiro e Gisele da Cunha Mafra, comunidade rural dos Nobres – tartelete de doce de leite;

2º lugar: Licidi Arlinda Santana Bhering, comunidade rural da Paula – com Queijo Minas recheado com Doce de Leite.

A 1ª Semana da Agricultura Familiar de Viçosa foi promovido pelo Escritório local da Emater-MG e pela Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural. Os apoios foram das secretarias municipais de Saúde; Educação; Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Cultura; do Departamento de Zootecnia da UFV e da Epamig.

Informações PMV