O Procon de Viçosa, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Fazenda, faz importantes orientações para que o consumidor folião possa aproveitar de forma ainda mais segura o carnaval.
Confira:
- Eventos privados: fique atento às informações contidas na oferta e nos ingressos disponibilizados, como data, horário, local e serviços incluídos.
- Para viagens: lembre-se de conferir as reservas e/ou pacotes (hospedagens e serviços de transporte), horários de entrada e saída, locais de embarque e desembarque, serviços disponibilizados, assim como eventuais taxas cobradas. Atente-se se a empresa contratada é devidamente regularizada e se pode prestar o serviço que oferece.
- Bares e restaurantes: o pagamento da gorjeta (10%, por exemplo) é opcional; a cobrança de consumação mínima é proibida e do couvert artístico (cabível apenas para música ao vivo) deve ser prévia e claramente informada. A cobrança de ingresso em caso de som mecânico é permitida.
- É permitida a diferenciação de preços de acordo com a modalidade de pagamento (dinheiro, cartão, pix, cheque, dentre outras), desde que previamente informada. Diferenciar preços de ingressos por decorrência de gênero é considerada prática abusiva e, consequentemente, proibida.
- Segurança: atenção aos cartões que utilizam a aproximação como modalidade de pagamento; busque formas de ocultar o código de segurança impresso e não guarde senhas junto aos cartões. Confira sempre, antes de digitar a senha, o valor apresentado na maquininha, bem como se o cartão devolvido é o de sua titularidade (se não houve a troca do mesmo).
- Sempre que possível, guarde comprovantes, protocolos e contatos realizados com a empresa contratada.
Em caso de dúvidas ou tendo seus direitos violados, procure o Procon de Viçosa, mediante prévio agendamento, pelos telefones (31) 3892-5222; 3891-6500 e 3891-7345.
Informações PMV