Viçosense é selecionada para evento com ganhadores do Prêmio Nobel
27 de março de 2023

'}}

Júlia Castro, natural de Viçosa, foi selecionada para o 72º Encontro Anual de Ganhadores do Prêmio Nobel, que reunirá os cientistas mais promissores do mundo.

Júlia Castro, viçosense, aos 28 anos, é uma das 635 jovens cientistas mais promissoras do mundo. Ela foi selecionada para participar do Encontro Anual de Ganhadores do Prêmio Nobel, após vencer um concurso da Academia Brasileira de Ciências.

Desde 1951, o encontro internacional promove uma reunião entre cientistas e estudantes promissores, com o objetivo de incentivar a "troca entre diferentes gerações, técnicas científicas e culturas". A 72º edição do evento vai acontecer em junho na cidade de Lindau, na Alemanha.

Distância de Viçosa até Lindau, locau do evento. Foto: Google Maps

A pesquisadora saiu de Viçosa com 17 anos, se formou em biomedicina e cursou mestrado em bioquímica, ambos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, faz doutorado em imunologia na Universidade de São Paulo (USP).

Júlia já acumula participações em trabalhos importantes, como o desenvolvimento da vacina contra a doença de Chagas - inédita no mundo até o momento - e da SpiN-TEC, o primeiro imunizante 100% brasileiro contra a Covid-19.

Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução:G1

"Eu sou de Viçosa e me mudei para BH aos 17 anos para fazer biomedicina na UFMG. Fui uma criança muito curiosa e questionadora. Eu falava que, quando crescesse, queria descobrir coisas novas, sempre me interessei por ciência”, contou.

Júlia Castro, cientista viçosense.

O encontro acontece em junho, e você acompanha a história dela e de outros viçosenses aqui no Primeiro A Saber.

Informações do G1.

publicidade

publicidade

publicidade