A Prefeitura de Viçosa, por intermédio da Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, concluiu as obras do encabeçamento da ponte da comunidade de Laje (Duas Barras) e o local já está aberto ao tráfego e passagem de pedestres.
A ponte, em concreto armado, foi concluída em 2009, mas, como não foram construídas as proteções laterais, inúmeros aterros foram feitos como solução provisória, mas todos foram levados pelas enchentes seguintes.
O secretário de Agropecuária, Marcos Roberto Fialho, disse que, ciente do problema e por determinação do Prefeito Ângelo Chequer, realizou uma reunião com a comunidade, no final de fevereiro último, quando a administração assumiu realizar a obra de forma definitiva e dentro de normas técnicas que garantisse segurança e durabilidade.
A estrutura laterais foi toda feita em concreto armado, utilizando cimento de secagem rápida (alta resistência inicial) na cobertura das ferragens, o que permitiu a liberação do espaço logo após a conclusão dos trabalhos. A princípio, foi pré--estabelecido um prazo de 45 a 60 dias para a conclusão dos trabalhos, mas devido a ocorrência de chuvas e outros fatores, houve um atraso na entrega.
A ponte, agora em perfeitas condições de uso, além de beneficiar os produtores viçosenses, também será de grande valia para os agricultores do Município de Guaraciaba, que há muito utilizam o trecho para escoar seus produtos ou realizar compras em Viçosa.
O encabeçamento da ponte, no valor de R$87.718,50, foi custeado com recursos próprios do Município, provenientes de devolução, pela Câmara Municipal de Viçosa, do montante não utilizado em suas atividades em 2017. O valor é referente ao custo de mão-de-obra, concreto usinado, ferragens, maquinário, madeira e outros materiais utilizados na obra.