Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Trabalho da Bioquímica da UFV conquista 1º lugar em Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional
12 de setembro de 2023

Um trabalho de estudantes do bacharelado em Bioquímica da UFV conquistou a primeira colocação entre os 39 apresentados na 18ª edição do Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN), ocorrida na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). O evento, realizado de 29 a 31 de agosto, reuniu 270 universitários, bem como professores civis e militares de todo o Brasil, para aprofundar os estudos e reflexões relacionados à defesa do país. A premiação aconteceu na cerimônia de encerramento

O artigo premiado tem como título Laboratório Nacional de Máxima Contenção Biológica (NB4): Um Estudo das Prioridades de Uso Conforme os Interesses da Defesa. Seus autores são os estudantes Allan de Carvalho Araújo, Ana Karolina Ferreira Araújo, Maria Eduarda Pizzatto Nogueira, Maxwell Petrato Caixeiro e Olivia Géraldine Audrey Avome Nguema. Neste trabalho, eles foram conduzidos pelo doutorando no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada Luiz Eduardo de Azevedo Ramos, sob a orientação do professor Cláudio Mafra, coordenador do projeto Gestão e Governança em Biossegurança no âmbito do edital Procad-Defesa (Capes – Ministério da Defesa).

Foto: UFV

Para os estudantes, a participação no Congresso foi uma experiência bastante positiva. Ana Karolina, por exemplo, se sente “muito feliz e honrada pela oportunidade de apresentar um pouco como a bioquímica pode contribuir mais com a defesa”. Com “a sensação de dever cumprido”, ela avalia que “ganhar, junto à equipe, a premiação de melhor artigo possibilita à sociedade pensar mais no papel e na importância da ciência, já que estamos atrelados diretamente ao desenvolvimento de estratégias de segurança e defesa”.

O estudante Maxwell considera que a equipe representou a UFV “com orgulho, trazendo a melhor versão da ciência à tona, e, como retribuição, não apenas o prêmio, mas o respeito”. Segundo ele, “o reconhecimento de vários olhares e perguntas sobre o trabalho mostraram a empatia de todos, permitindo a sensação de dever cumprido com os valores da Universidade Federal de Viçosa”.

A 18ª edição do Congresso foi uma realização da Escola Superior de Defesa, em parceria com a Academia da Força Aérea.

Divulgação Institucional da UFV